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O papel do BPM para empresas em períodos de crise

Postado em: 23/12/2016, às 09:36 por Simone Andrade

A cada dia é crescente o número de empresas que busca a otimização e a padronização de seus processos, visando obter melhor desempenho. Isso é possível por meio do aumento de eficiência, ganho de produtividade, excelência operacional e redução de custos, eliminando assim, desperdícios, retrabalhos e geração de erros operacionais. Quando se trata de iniciativas de gestão de processos, ou até mesmo automações de TI, muitos dos investimentos são significativos para as empresas, e muitas destas iniciativas acabam não sendo avaliadas sob a ótica das necessidades do negócio e estratégia corporativa.

O BPM (Business Process Management) contribui efetivamente para associar os resultados das iniciativas individuais de áreas de negócios aos principais objetivos e estratégias corporativas. Este conceito utiliza uma série de técnicas que permitem que as empresas padronizem, controlem e melhorem continuamente seus processos através de fronteiras funcionais, com uma ampla visão do processo. O BPM também enriquece a priorização de projetos ao focar a implantação e mensuração de melhorias visíveis no desempenho corporativo que estão associadas aos processos de maior valor em termos de contribuição ao negócio.

O ritmo acelerado da inovação tecnológica digital – mobilidade, mídia social, nuvem (Cloud Service), produtos inteligentes e colaboração em massa – mostra que o fator tecnológico está reformulando a dinâmica de competição global de negócios. Neste cenário, as empresas têm que estar cada vez mais preparadas para atender estas exigências do mercado, por meio dos seus processos de negócios otimizados e integrados a plataformas tecnológicas, que os tornem mais ágeis e com maior visibilidade.

No entanto, os maiores desafios das iniciativas de processos são manter o conhecimento dentro das empresas atualizado e disseminado, bem como garantir constantemente que seus processos sejam otimizados e automatizados, sempre buscando as melhores práticas de mercado e resultados comprovados com sucesso. Isso direciona as ações para que a maximização do retorno sobre cada investimento da gestão por processos seja assertiva e realista, bem como na construção dos sistemas e infraestrutura de TI.

Os benefícios da otimização de processos muitas vezes podem ser alcançados com a automação.  Entretanto, com algumas iniciativas rápidas, simples e de baixo custo em alguns cenários já é possível iniciar melhorias de processos com a obtenção de resultados importantes. Ao se aplicar o modelo de gestão por processos de maneira correta, é possível obter ganhos reais qualitativos e quantitativos para o negócio, ocasionando otimização dos recursos e atividades, além de contribuir para incrementar a eficácia, melhorar o resultado financeiro da empresa e aumentar a satisfação do cliente final.

Segundo o Gartner, a crise econômica está promovendo o uso de BPM como um mecanismo de corte de custos. "Quando as empresas estão em modo de "sobrevivência", elas tendem a cortar totalmente financiamentos de projetos para cortar custos. Essa abordagem pode tirar dos trilhos alguns processos de negócios e, na prática, acabar fazendo a companhia gastar ainda mais dinheiro." Isto evidencia o fato de que a aplicação assertiva de recursos na prática de BPM torna-se imprescindível às empresas que almejam se manter atuantes e ampliar a participação em um mercado altamente competitivo.

Vale ressaltar que o BPM atua fortemente para ajudar na integração das lacunas entre a estratégia, as mudanças organizacionais e a capacidade de resposta de TI em face às exigências do negócio. Isso garante a independência da estratégia de negócio (plataforma de gestão) diante de tecnologias (TI – plataforma de execução), tendo assim uma estrutura integrada, numa combinação entre processos, sistemas e infraestrutura tecnológica, alinhados com os objetivos corporativos e orientação estratégica da organização.

Processos são um ativo corporativo dentro da organização e que merecem atenção. O BPM promove eficácia e eficiência do negócio, com foco na transformação, inovação, flexibilidade, desempenho e integração com a tecnologia.

Simone Andrade, especialista em BPM da Inmetrics.

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5 Comentários

  1. Rudi Cypriano disse:

    Excelente conteúdo, Simone. As empresas que já fazem uso de BPM, têm resultados acima da média das demais, comprovadamente.
    Parabéns!

  2. Úrsula disse:

    Parabéns Simone, pelo nobre conteúdo!

  3. Úrsula disse:

    Parabéns Simone, pelo nobre conteúdo!

  4. Marlene Silva disse:

    Muito bom! A capacidade das empresas de se adaptarem a novos tempos, e a velocidade exigida por ele tem com certeza melhores resultados através de BPM. Parabéns!

  5. Alexandre Bezerril disse:

    Simone…que bela contribuição para nossa sociedade que você faz com essa sua obra. Meus Parabéns pelo belo artigo!!!!

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