Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sebrae reforçará apoio à inovação nos pequenos negócios

Postado em: 24/01/2007, às 22:12 por Redação

O ano de 2007 pode representar um marco para a inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas. Dois temas devem imprimir maior competitividade ao segmento. O primeiro é a regulamentação do capítulo de inovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, e o outro trata das oportunidades que surgirão com o Programa de Subvenção Econômica, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em agosto do ano passado.

A avaliação é do gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, para quem o capítulo da Lei Geral sobre inovação e os recursos do Programa de Subvenção Econômica darão mais fôlego aos empreendimentos de pequeno porte. "O capítulo da Lei Geral sobre inovação facilitará a interação entre as instituições tecnológicas e as pequenas empresas e isso pode se traduzir em mais recursos para o segmento", diz.

O gerente explica que o Programa de Subvenção Econômica prevê o repasse direto de recursos para as empresas, e contempla micro e pequenas empresas com recursos de R$ 150 milhões. "É um momento importante porque os recursos poderão ser empregados diretamente nas empresas, agilizando todo o processo de inovação. É um passo importante para levar a inovação tecnológica às micro e pequenas empresas", assinala.

Segundo ele, o Sebrae já se prepara para apoiar micro e pequenas empresas interessadas em pleitear recursos do Programa de Subvenção Econômica do MCT. "Junto com a regulamentação do capítulo de inovação da Lei Geral, esse será um dos grandes desafios para as unidades que trabalham com o acesso à tecnologia nas 27 unidades do sistema Sebrae", aponta.

Paralelamente a essas duas questões, Alvim destaca que as iniciativas de inovação que o Sebrae tem coordenado nos últimos dois anos serão reforçadas. Uma das ações é dar continuidade às chamadas públicas lançadas em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) nos anos de 2005 e 2006. Nos dois últimos anos, Sebrae e Finep colocaram quase R$ 70 milhões à disposição das pequenas empresas, por meio de chamadas públicas na forma de editais para inovação tecnológica. "O objetivo é reforçar a parceria com a Finep e lançar novos editais para promover a inovação nas micro e pequenas empresas em de 2007", informa.

Outra estratégia já em curso e que será reforçada é a de promover a certificação de qualidade em produtos feitos por micro e pequenas empresas. Esse trabalho envolve parcerias estratégicas, tanto com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) quanto com as instituições certificadoras e entidades representativas dos setores empresariais envolvidos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top