Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Mercado de servidores registra queda de receita e volume em 2009

Postado em: 24/02/2010, às 16:58 por Redação

O mercado mundial de servidores recuou 16,6% em 2009 em número de unidades vendidas e 18,3 em receita, de acordo com dados do Gartner. A queda nas vendas no último trimestre do ano passado foi um dos principais fatores que levaram ao declínio no ano. Embora o volume de unidades comercializadas no trimestre tenha registrado alta de 4,5%, totalizando 2,23 milhões de servidores embarcados, a receita do setor caiu 3,2%, totalizando US$ 12,6 bilhões.
Desempenhos tão dispares, segundo a consultoria, revela que, no geral, as fabricantes optaram por adotar como estratégia reduzir as margens para elevar o número de servidores vendidos. Na América Latina, diz o Gartner, a receita do segmento avançou 22,1% no período.
No último trimestre, a IBM manteve a liderança no setor em receita, com 32,7% de participação de mercado, percentual, porém, inferior aos 33,7% registrados em igual período de 2008. Em seguida veio a HP, cuja representatividade saltou de 30,2% para 31,3%, acompanhada pela Dell, que fechou o período com market share de 12,8%, ante 10,8% um ano antes. Na quarta e na quinta posições ficaram a Sun Microsystems e a Fujitsu, com participação de mercado de 7,6% e 4,5%, respectivamente.
Quando analisado o número de unidades vendidas o quadro se inverte com a HP assumindo a liderança, com 32,1% de participação, à frente da Dell, com 21,7%, e IBM, com 14,3%. A Fujitsu ultrapassou a Sun e respondeu por 3% dos servidores vendidos no quarto trimestre de 2009, enquanto que a Sun fechou o período com quota de mercado de 2,8%.
Para este ano, o Gartner estima que o mercado terá crescimento de um dígito em unidades vendidas e pequeno crescimento em receita.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top