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ClearSale espera faturar R$ 65 milhões com nova estratégia

Postado em: 24/04/2013, às 15:26 por Fabiana Rolfini

Após encerrar 2012 com o maior faturamento de sua história – R$ 44,2 milhões, crescimento de 51% comparado ao ano anterior -, a ClearSale, desenvolvedora de solução de gestão de risco para o e-commerce, investirá neste ano em estratégia direcionada à internacionalização de operações,  ampliação de seu core business e novo posicionamento de marca. Com isso, a companhia pretende encerrar 2013 com faturamento de R$ 65 milhões e novo recorde histórico. Somente no primeiro trimestre, a ClearSale já registrou ganhos de R$ 12,6 milhões e agregou mais 206 novos clientes à carteira de 2 mil contratos.

Para dar início à internacionalização, a empresa pretende conquistar pelo menos um cliente, nos Estados Unidos, nos próximos meses. Assim, em 2014 há planos de abrir um escritório no país e contratar profissionais especializados localmente. "O escritório contará com profissionais da área comercial e pós-venda, já que a parte da inteligência analítica continuará a ser feita no Brasil", antecipa o vice-presidente da ClearSale, Bernardo Lustosa.

O executivo acrescentou que a empresa viu no mercado norte-americano uma oportunidade de expansão, visto que o modelo de negócios nos EUA se baseia na disponibilização de ferramentas para gestores do e-commerce fazerem suas próprias análises de risco. Método que, segundo ele, acaba gerando mais problemas ao varejista virtual na gestão de risco e operacionalização de ferramentas. Já no modelo brasileiro, a gestão terceirizada permite à rede de e-commerce focar em seu negócio, sem perder tempo com a análise de fraudes em compras. A projeção é de alcançar, em cinco anos, 4% de participação no mercado norte-americano de gestão de risco de fraude no e-commerce.

Mercado brasileiro

Responsável hoje pela análise de 75% das transações de compras eletrônicas no país, a ClearSale também investirá em projetos consistentes no mercado nacional. Antes direcionada apenas ao comércio eletrônico, a companhia passa a incluir também o setor crediário  – para tal, lançou duas soluções, Clearsale Credit e ClearSale Find Me. A primeira, para análise de crédito, é composta por aplicação customizável via web para desenvolvimento de modelos estatísticos e gestão de risco. A Find Me, por sua vez, é uma ferramenta que centraliza consultas de informações cadastrais de diversos departamentos, retornando-as de maneira padronizada no auxílio às operações que necessitem de localização do cliente, com agilidade e segurança. A solução está disponível em duas versões: web e gateway.

Com relação ao novo posicionamento de marca, a companhia mudou seu logo, slogan e identidade visual, baseados no conceito "liberdade para vender", alinhado ao momento da empresa. "Hoje a ClearSale é mais do que uma empresa de back office de segurança na web, mas uma corporação que vende decisões e resultados", enfatizou o presidente da companhia, Pedro Chiamulera.

Com o crescimento contínuo do setor de e-commerce no Brasil, cresce também a quantidade de fraudes no país. Conforme revela Chiamulera, em 2012, a companhia evitou mais de 192 mil tentativas de fraudes, o equivalente a R$ 170,16 milhões. Segundo o levantamento, os bens mais visados pelos fraudadores no Brasil hoje são advindos dos segmentos de telecomunicações, informática, automotivo, de roupas e acessórios.

Diante deste cenário, a ClearSale conta com cerca de 300 analistas de risco entre seus 438 funcionários, que fazem a análise humana dos pedidos virtuais. Para auxiliar no suporte à pressão desse tipo de atividade, a companhia implantou um programa de desenvolvimento pessoal, o Universidade de Assertividade Humana (UAH!). Desde sua criação, em 2005, a iniciativa absorve R$ 1,1 milhão do orçamento anual da companhia.

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