Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sicredi implanta projeto de telefonia IP

Postado em: 24/10/2005, às 19:35 por Redação

Os mais de 800 mil associados do Sicredi, sistema de crédito cooperativo que atende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Mato Grosso, já estão podendo usufruir de um sistema mais ágil de atendimento, além de ter acesso a inúmeras funcionalidades e aplicações como voice mail, assistência a chamadas e auto-atendimento. É que a instituição financeira acaba de instalar um dos maiores sistemas de Telefonia IP do Brasil ? seja em número de ramais ou na quantidade de funcionalidades adquiridas.

O projeto, desenvolvido e implantado em conjunto com a 3Com em seu novo centro administrativo, localizado em Porto Alegre (RS), envolveu a instalação de 1,5 mil canais IP, 500 basic phones IP, 50 business phones IP, 50 softphone IP, dez canais E1 e 16 portas analógicas tradicionais.

Com essa infra-estrutura, o Sicredi agregrou um amplo número de funcionalidades e aplicações de VoIP, como gravação de voz, tarifação e bilhetagem SUMUS, call center, voice mail (400 horas), assistência de chamadas e auto-atendimento (URA). Além disso, apresenta recursos de conferência, software call assistance (integração do ramal telefônico do usuário com o PC) e administração via web.

De acordo com o gerente de TI do Sicredi, Márcio Lermen, a instituição buscava modernizar seu sistema de telefonia e abrir caminho para levar a telefonia IP para todas as unidades de atendimento remoto e cooperativas, promovendo uma integração mais fácil e transparente entre as filiais e a central. "Nossa meta era substituir todas as centrais analógicas da sede em Porto Alegre, com suas complexidades de gerenciamento e instabilidades, pela telefonia IP. A solução da 3Com mostrou o retorno que um sistema de telefonia IP pode trazer, como, por exemplo, gerenciamento simplificado e centralizado, mobilidade, integração e estabilidade", afirma Lermen.

Por ser uma instituição financeira, o Sicredi possui necessidades específicas, especialmente em relação à segurança. Esses requisitos foram atendidos por meio de alguns recursos como gravação/monitoração de áudio através de captura de pacotes de rede, utilização de perfis para seleção de ramais a serem monitorados, perfis de segurança para definir permissões de usuários específicos dentro de cada grupo de ramais, monitoramento em tempo real de ligações e relatório de gravações. "Esses recursos trazem segurança na realização das transações financeiras na mesa de operações do Banco Sicredi", comenta Lermen.

Atualmente, o novo sistema de telefonia IP atende o prédio administrativo, que concentra diversas áreas das empresas centralizadoras do sistema Sicredi. Mas a instituição pretende, ainda, estender o projeto às demais 920 unidades de atendimento e cerca de 130 cooperativas de crédito. Com isso, além dos benefícios de gerenciamento e mobilidade, o Sicredi poderá experimentar os benefícios de redução de custos com chamadas de longa distância, já que precisam manter a comunicação de suas unidades espalhadas pelos estados seis estados em que atua.

Por utilizar uma central telefônica integrada ao software de call center, o sistema de telefonia IP também atua na área de atendimento e help desk do Sicredi, oferecendo inúmeros benefícios, como gestão integrada do processo de atendimento, controle de eficiência dos atendentes, melhora do processo e diminuição do tempo de espera.

O Sicredi é composto por 127 cooperativas de crédito, cinco cooperativas centrais de crédito, uma confederação e o Bansicredi, ao qual estão ligadas uma administradora de cartões de crédito e uma corretora de seguros. O Bansicredi é o primeiro banco cooperativo privado brasileiro e atua como instrumento das cooperativas de crédito para acessar o mercado financeiro, programas especiais de financiamento e produtos corporativos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top