Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

NF-e é alvo de tentativas de ataques de hackers

Postado em: 24/10/2011, às 17:22 por Redação

A fraude eletrônica realmente não tem limites. Os invasores buscam sempre novas formas de violar sistemas. O mais recente alvo dos ataques praticados pelos hackers é a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
Através do envio de e-mails falsos, que imitam uma loja de grandes marcas conhecidas e simulam a entrega do documento fiscal a partir de um link oferecido – seja para baixar um arquivo ou para ir a uma página web –, os hackers tentam roubar os dados dos consumidores.
No corpo do falso e-mail, que é enviado após a confirmação do pagamento, constam o número do pedido e a descrição do produto adquirido.
A emissão da NF-e tornou-se obrigatória para um grande número de empresas de diversos ramos de atividade econômica e a sua recepção deve ser feita com cuidado redobrado.
Segundo Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, empresa que comercializa os produtos Avira no Brasil, as lojas costumam enviar o número do pedido e informações sobre o produto no e-mail.
A primeira dica é confirmar se as informações conferem. O destinatário deve ficar atento à origem do e-mail antes de clicar no link para visualizar o documento fiscal. As mensagens falsas devem ser ignoradas e apagadas do computador.
As lojas também enviam uma chave de acesso numérica para a NF-e, que deve ser inserida no site da Receita Federal, bem como o link da Receita Federal.
Se tiver dúvidas, o usuário não deve clicar no link. O melhor é abrir o navegador e entrar no site da Receita Federal. “Os hackers costumam maquiar os links maliciosos com outros nomes para disfarçar, então acessar o site da Receita Federal, digitando o endereço no browser é mais seguro”, conta.
Outras duas dicas importantes são padronizar o cadastramento do e-mail, para verificar se a NF-a deveria realmente chegar por um ou outro endereço, e manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados.
“Os criminosos atingem o objetivo pelas brechas de segurança em qualquer software instalado. Se o usuário não faz esta manutenção, o risco é realmente alto e os prejuízos também”, ressalta.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top