Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Icann anuncia sistema que permitirá às empresas criar endereços na web

Postado em: 24/11/2009, às 17:54 por Pedro Canário

A Icann, órgão que regula e controla os endereços da internet, anunciou nesta terça-feira, 24, que planeja lançar um sistema de criação de novos domínios na web. Ainda sem data definida para chegar ao mercado, o sistema, segundo a Icann, terá o modelo de concorrência pública para que as empresas criem seus próprios domínios de endereços virtuais, em vez de usar os atuais .com ou .net.
Segundo a diretora de serviços, produtos e comunicação da Icann, Karla Valente, a internet conta, hoje, com 21 domínios diferentes, mas o rápido crescimento do número de nomes registrados na rede mundial tem exigido que novas nomenclaturas sejam adotadas. Ela explica que ainda não é possível calcular a quantidade de possíveis interessados na criação de um domínio próprio, mas acredita que haverá uma grande demanda das empresas de telecomunicações e de instituições financeiras.
Karla esclarece que esses novos domínios serão vendidos apenas para grandes empresas, já que será necessária uma enorme infraestrutura e capital para que os endereços sejam gerenciados corretamente. "Porém, o que cada empresa fará com sua própria extensão não cabe ao Icann regular. O que a entidade se propõe a fazer é colher todas as assinaturas das empresas interessadas e avaliar as propostas para, depois, concedê-las ou não."
Sobre um possível conflito de interesses em relação aos nomes, Karla conta que são as empresas que devem discutir e chegar a um acordo entre si, e caso a concorrência continue, o Icann fará uma audiência pública em que prevalecerá o melhor preço.
Como a proposta ainda não foi finalizada e, portanto, também não foi aprovada pelos órgãos reguladores do setor, a lista de inscrições ainda não está aberta. o manual, no entanto, já está disponível no site do órgão (www.icann.org). A taxa de inscrição é de US$ 185 mil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top