Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Provedores recomendam bloqueio da porta 25 para reduzir spams

Postado em: 25/02/2010, às 18:20 por Redação

O volume abusivo de mensagens indesejadas (spams) que cegam aos servidores de e-mails e às caixa postais dos usuários, sob o risco contaminar seus PCs com vírus e outras ameaças, está fazendo com que os portais comecem a substituir a porta 25 (TCP), utilizada pelos servidores SMTP para o envio das mensagens.
Segundo o Conselho Nacional dos Provedores de Serviço de Internet (Conapsi), para o envio de e-mails, antes da nova orientação dos provedores, os usuários tinham que configurar seu software de correio eletrônico para conectar-se à porta 25. Agora, eles estão recomendando o bloqueio desta, seguida da utilização de nova configuração, que será fornecida diretamente ao usuário.
De acordo com Conapsi, a medida não tem a pretensão de resolver o problema do spam, mas acredita que ela será eficiente na redução do volume de mensagens indesejadas, daí a importância de sua adoção.
O processo de migração de portas já começa a ser adotado por provedores, que, acompanhados por suas entidades representativas, estão trabalhando para que isso seja feito com o mínimo de inconvenientes aos usuários. As entidades que reúnem os provedores de serviços de internet, entre elas a Abramulti, Abranet, Abrappit, Abrint, Aprova-PE, Aprova-PB, InternetSul, Rede Global Info e RedeTeleSul, começam a orientar seus associados a adotarem o bloqueio da porta 25 o mais rápido possível, fornecendo aos seus assinantes a nova porta a ser utilizada.
Não há prazo estabelecido para que todos os provedores sigam a orientação, mas a estimativa é que ainda neste primeiro trimestre a maioria dos usuários de internet do Brasil já esteja com a nova configuração. Depois disso, as operadoras de telecomunicações do país terão sinal verde para instalar filtros em suas redes e, assim, concluir a adesão imediata à nova metodologia para evitar transtornos na fase de bloqueio que vem sendo considerada pelo mercado como vital.
O Conapsi também orienta os usuários de internet a exigirem de seus provedores a troca para a nova porta, que é um processo simples e será orientado pelo próprio provedor.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top