Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Mercado imobiliário ganha sistema de proteção ao crédito

Postado em: 25/07/2005, às 17:43 por Erivelto Tadeu

A partir de agora, os empresários do ramo imobiliário, corretores de imóveis, construtores e fornecedores de materiais já podem contar com um serviço semelhante ao da Serasa, empresa de análise e informações de crédito, destinado a dar maior confiabilidade e segurança nas transações de compra, venda e locação de imóveis.

Trata-se do Imobcred, serviço de informações cadastrais imobiliárias lançado na semana passada em Curitiba (PR). O diretor do novo serviço, Francisco Pesserl, explica que sistema é operado via internet, o qual mantém um banco de dados atualizado permanentemente, para que os usuários possam fazer consultas.

O projeto do Imobcred, segundo Pesserl, surgiu de uma necessidade do mercado e que agora será ampliado para outras capitais do país. Para se associar, o usuário tem de pagar somente a taxa de cadastro. ?As imobiliárias poderão fazer um registro de inadimplência dos inquilinos e condôminos que forem maus pagadores, que passarão a ter restrições em seu crédito pessoal. E isso certamente é uma inovação?, explica o executivo.

Pesserl salienta, porém, que quem fornecer a informação será co-responsável e responsável juridicamente por ela. Portanto, caso forneça algum dado incorreto poderá ter de responder judicialmente.

Ao acessar o site do Imobcred, todos os dados de compradores e vendedores serão verificados previamente. Basta o número do CPF para saber se existe alguma restrição de crédito de qualquer natureza. ?É um serviço que poderá ser utilizado por outros setores do comércio, porque reúne informações rápidas e detalhadas de cada cliente?, diz Pesserl, acrescentando que o sistema poderá ser acessado nas próprias imobiliárias.

Uma cooperativa nacional de corretores de imóveis será responsável por intermediar os serviços, pelos quais as imobiliárias e corretores serão remunerados.

Os clientes-alvo do Imobcred nessa primeira fase do projeto, segundo Pesserl, são os 160 mil associados ? pessoas físicas e jurídicas ? do Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). A expectativa dele é que até o fim do ano obtenha a adesão de 10 mil a 12 mil usuários.

Pesserl observa que o mercado imobiliário hoje representa 18% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e que portanto o sistema será abastecido por toda a cadeia imobiliária: engenheiros, arquitetos, fornecedores de materiais, empreiteiros, construtores e imobiliárias, que poderão atualizar o cadastro de forma permanente. O acesso ao serviço estará disponível pelo site www.imobcred.com.br.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top