Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Dell sobe e Sun cai no ranking mundial servidores, aponta Gartner

Postado em: 25/08/2008, às 20:56 por Redação

A Dell registrou um dos maiores ganhos de receita, em escala mundial, no mercado de servidores no segundo trimestre, fazendo com que a Sun Microsystems descesse de vez para o terceiro lugar, segundo levantamento divulgado pelo Gartner na semana passada. De acordo com o instituto de pesquisas, a IBM manteve a primeira posição, mas obteve um crescimento mais lento do que a Dell, enquanto HP ficou em segundo lugar com quase nenhum crescimento.

A receita com servidor da Dell subiu 15% em relação ao segundo trimestre do ano passado, ante a um crescimento de 11,5% da IBM e de 3% da HP. Já a receita da Sun diminuiu quase 7%, enquanto a da Fujitsu/Fujitsu Siemens permaneceu inalterada.

O crescimento da Dell no período ocorreu devido principalmente às substituições de servidores x86, que foram as grandes impulsionadoras do mercado como um todo, de acordo com o Gartner. As vendas também foram alavancadas pela construção de data centers de empresas e pelo crescimento nos chamados mercados emergentes.

A receita global com servidores cresceu quase 6% no segundo trimestre, para US$ 13,8 bilhões, o que o Gartner classificou como um sólido desempenho, considerando a desaceleração econômica nos Estados Unidos e em outros países. O ranking, porém, se altera bastante se medido em termos de unidades embarcadas. Usando essa métrica, a HP ficou com cerca de 30% do mercado, ligeiramente abaixo do registrado no ano passado. A Dell, em segundo, ficou com 22%, e a IBM, em terceiro, com 13%.

Os servidores Unix da IBM venderam um volume relativamente pequeno, mas a preços mais elevados do que sistemas x86, o que explica por que ela ficou em primeiro lugar em receita, mas na terceira posição em unidades embarcadas. A Sun e a Fujitsu assumiram o quarto e quinto lugares, respectivamente, com 2% e 3% de servidores embarcados. As unidades embarcadas de servidores baseados nos processadores Itanium da Intel caíram 8%, apesar de a receita para esses produtos ter subido 9%, o percentual mais elevado de vendas de servidores, segundo o Gartner.

Globalmente, os fabricantes venderam 2,3 milhões de servidores no trimestre, um aumento de 12% na comparação com o mesmo período de 2006.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top