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GVT lança serviço de ?terceira geração de telefonia fixa?

Postado em: 25/10/2005, às 18:40 por Redação

A GVT anunciou hoje a sua nova família de serviços Vox 3G, nome utilizado para caracterizar o que a operadora chama de terceira geração da telefonia fixa, que inclui desde a transmissão de voz nas ligações locais, interurbanas e para celulares, até a disponibilização de plataformas de PABX-IP ligadas a programas de autogerenciamento que permitem configurar e gerar relatórios via computador.

Lançado em São Paulo e tendo como alvo empresas de médio e grande porte, o serviço visa atender a todos os tipos de necessidades relacionadas a telecomunicações. Segundo a operadora, a central telefônica do cliente passa a ter, de forma integrada e sem a necessidade de contratar vários fornecedores, facilidades conhecidas como URAs (unidades de resposta audível), DAC (distribuidor automático de chamadas), DDR (discagem direta a ramal), Unified Message (acesso multimídia a mensagens de voz). "É uma nova forma de prestar serviços de telecomunicações que coloca a telefonia fixa em outro patamar na relação com o mercado, concretizando o conceito de operadora atuante como provedor completo de serviços", afirma o presidente da GVT, Amos Genish.

Ao contratar o Vox 3G, a empresa conecta-se à rede da GVT e, em função disso, ligações para 146 cidades que correspondem aos municípios de presença física da operadora e às áreas locais associadas ficam 60% mais baratas, segundo a operadora. A redução de custos nas chamadas para essas cidades, mais os descontos em ligações nacionais e internacionais aliados a planos especiais, e a possibilidade de eliminar gastos com investimento em equipamentos pode gerar uma economia significativa às empresas, segundo Genish.

De acordo com o executivo, todas as funcionalidades do Vox 3G podem ser acessadas por diferentes mídias graças à plataforma de terceira geração desenvolvida pela GVT. Os recados deixados na secretária eletrônica de determinado ramal da empresa, por exemplo, podem ser ouvidos remotamente pelo celular, pelo computador na empresa ou ainda via webmail ? da casa do empresário, ou a partir de um notebook ligado à internet durante uma viagem. O mesmo processo vale para receber um documento de fax.

O acesso a essas funcionalidades é feito a partir de logins e senhas pessoais que podem ter atribuição de usuário ou administrador. No caso do administrador, existe habilitação para configurar ramais, determinar qual funcionário responde em cada um deles, quais são os ramais públicos, quais são móveis, quais são fixos.

O administrador também está apto a fazer o controle das chamadas feitas e recebidas por ramal, horário, destino e duração. A mudança física de um ramal ? operação que exigia acionar um mantenedor ou ter um técnico especializado no quadro de funcionários ? pode ser feita em poucos cliques com o Vox 3G, segundo a operadora, sem a necessidade de conhecimento ou habilidade específica em telecomunicações.

As áreas de produtos, engenharia e tecnologia da informação da GVT dedicaram nove meses ao desenvolvimento da atual configuração do 3G e um investimento de R$ 70 milhões. "Em vista do caráter inovador aliado à simplicidade do Vox 3G, a expectativa é que, em um ano, o produto responda por 50% das vendas da GVT para empresas de médio e grande porte", prevê Genish.

Ele explica que a contratação do Vox 3G não exige que a empresa tenha qualificação técnica avançada para operacionalizar a solução. Basta ter aparelhos de telefone comuns e instalação elétrica compatível. A solução pode ser integrada à atual estrutura de telefonia da empresa, seja analógica, digital ou híbrida. A contratação envolve uma assinatura mensal com desconto variável de acordo com o volume mensal de ligações. A empresa paga somente pelas chamadas realizadas, sem contratar franquias pré-determinadas ou firmar compromisso com custos fixos.

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