Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Sun e a Comunidade NetBeans anunciam suporte para vários idiomas

Postado em: 26/02/2007, às 22:13 por Redação

A Sun Microsystems e a Comunidade NetBeans acabam de anunciar o lançamento do ambiente de desenvolvimento integrado NetBeans 5.5 em português, japonês, chinês simplificado e tradicional. Além disso, a solução está em processo de tradução para o albanês, tcheco, holandês, francês, alemão, grego, espanhol e sueco.

A iniciativa é resultado do interesse demonstrado pelos grupos de usuários Java espalhados pelo mundo. Michel Graciano, desenvolvedor de software da KSI Soluções em Informática e membro do grupo SouJava, foi um dos líderes do processo de tradução para o português. "O NetBeans IE é meu principal ambiente de desenvolvimento e percebi que muitos programadores de Java novatos não tinham conhecimento suficiente de inglês para utilizá-lo e uma plataforma realmente internacionalizada é muito importante. Além disso, a iniciativa é uma boa alternativa para expandir o NetBeans no Brasil, onde muitas organizações governamentais e universidades desenvolvem aplicações com código aberto", destaca o executivo.

De acordo com gerente mundial da Comunidade NetBeans da Sun Microsystems, Bruno Souza, a língua portuguesa foi a única a contar com tradução feita integralmente pela comunidade. "O NetBeans em português é uma conquista da comunidade Java brasileira. Desenvolvedores Java de todo o pais podem agora utilizar o NetBeans, uma ferramenta livre, profissional, de alta produtividade e agora totalmente em nossa língua natal", comemora o executivo.

A participação da comunidade, segundo Souza, é fundamental para o sucesso de projetos de código aberto como o NetBeans. ?As traduções feitas por co-desenvolvedores são exemplos perfeitos do comprometimento da comunidade para o sucesso do projeto. Ao customizar o código para atender as suas necessidades, companhias e desenvolvedores ajudam a ampliar a qualidade do produto, que por sua vez beneficiará um número muito maior de pessoas. Acreditamos que ao suportar iniciativas como essa, envolvendo líderes da comunidade, direcionamos esforços para fortalecer a comunidade NetBeans", finaliza.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top