Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Censo 2010 poderá ser respondido pela internet

Postado em: 26/02/2010, às 15:15 por Redação

Pela primeira vez na história o Censo poderá ser respondido por meio da internet. O Censo de 2010 dará à população a opção de preencher o questionário pela internet, em vez de fornecer as respostas ao recenseador.
Segundo o diretor executivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergio Cortes, o objetivo é facilitar a participação no Censo daquelas pessoas que não têm tempo disponível ou não se sentem confortáveis em conversar com os recenseadores.
O IBGE ressalta, no entanto, que quem optar por responder o questionário pela internet terá que receber o recenseador, já que ele será o responsável por gerar a senha a ser usada para ter acesso ao portal do Censo 2010.
Cortes afirma que a novidade não trará prejuízos à qualidade da informação prestada ao IBGE. Segundo ele, as primeiras experiências mostraram que as respostas dadas no questionário da internet costumam ser as mesmas fornecidas diretamente ao recenseador.
"Eu diria até que a pessoa se sente muito mais confortável com a internet, ao poder prestar sua informação com mais calma e tranquilidade até no caso das perguntas referentes aos outros moradores do domicílio. Isso porque há casos em que a pessoa não sabe algum detalhe de um morador, do irmão, do pai ou da mãe, e ela tem um tempo até maior para coletar essa informação e prestar essa informação com mais certeza", diz Cortes.
Ao receber a senha, o cidadão terá o prazo de dez dias para responder ao questionário pela internet. Caso isso não seja feito, o recenseador voltará ao domicílio e, então, preencherá o questionário junto com o morador. As informações são da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top