Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Vazamento de dados corporativos causa prejuízos de US$ 1,82 milhão por ano

Postado em: 26/06/2007, às 22:35 por Redação

O vazamento de dados corporativos sigilosos tem causado prejuízos da ordem de US$ 1,82 milhão por ano, segundo a pesquisa "Datagate: The Next Inevitable Corporate Disaster", da McAfee, para a qual foram ouvidos 1,4 mil profissionais de TI de empresas nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha e Austrália.

?Esses números estão aumentando muito e rapidamente?, alerta Claudio Bannwart, especialista em segurança digital da Compugraf, ao dizer que o vazamento de informações pode ocorrer em um simples clique no botão "enviar" de um e-mail, em uma conversa pelo instant messaging, no acesso a servidores de webmail, pela utilização de dispositivos móveis, PDAs, celulares, pen drives e até por roubos de notebooks.

O estudo revela que das companhias consultadas, 60% delas registraram casos de perda de dados confidenciais no ano passado e apenas 6% dos entrevistados declararam não ter tido nenhum problema relacionado a essa questão. Segundo o especialista da Compugraf as empresas precisam adotar soluções de proteção que as preservem do vazamento de dados e que consigam proteger o fluxo da informação no perímetro e dentro da rede corporativa.

O executivo alerta também para o fato de que o vazamento de dados pode levar a prejuízos incalculáveis de caráter financeiro e de imagem, ?pois pode ocorrer a perda de propriedade intelectual, vazamento de informações sobre planos de aquisições ou fusões de empresas, datas de lançamentos de produtos, estratégias de distribuição e outras superconfidenciais e pertinentes ao dia-a-dia das empresas?. Segundo Bannwart, as corporações precisam adotar com urgência tecnologias de criptografia de dados, proteção de mídias removíveis e sistemas de segurança para localizar, monitorar e proteger dados confidenciais dentro da rede.

?O momento é realmente crítico, as empresas têm enfrentado diversos problemas dessa natureza e a mídia tem cumprido um papel muito importante ao alertar o mercado para situações de vulnerabilidade. Por essas razões, as organizações precisam ficar ainda mais atentas aos aspectos relacionados à segurança dos sistemas e das informações?, finaliza Bannwart.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top