Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Transit instala WiMAX em São Paulo

Postado em: 26/07/2005, às 17:36 por Redação

A operadora de telefonia Transit Telecom anunciou nesta terça-feira, 26/7, a instalação do que será a base para sua primeira rede WiMAX no Paraíso, região sul de São Paulo (SP). Segundo o diretor de tecnologia da Transit, Alexandre Alves, a operadora ainda está em fase de finalização da rede, ou seja, no estágio pré-WiMAX.

?Estamos homologando três fabricantes e um deles será o parceiro definitivo. Até o final deste mês, estaremos com a parceria fechada?, afirma Alves. O diretor da Transit não divulga o nome dos fabricantes que participam da homologação, mas o núcleo da rede WiMAX é fornecido pela Cisco. Na ponta da rede, a Transit oferecerá também conexão com hot spots Wi-Fi e telefones Wi-Fi (o diretor também não revela o nome desses parceiros).

No Brasil, até o momento, apenas provedores de internet têm projetos pré-WiMAX. Nenhuma operadora, contudo, trabalha com esse padrão. A estimativa da Transit é alcançar entre 3 mil e 5 mil usuários WiMAX no prazo de um ano, a partir de agosto deste ano.

Triple play

Segundo a operadora, essa rede será utilizada para viabilizar novas soluções e prover serviços triple play. Entre essas soluções, é certo que a Transit oferecerá serviços IPTV, para atendimento tanto a clientes corporativos quanto para condomínios.

A operação comercial deverá se iniciar de fato em agosto e deve ser levada a Campinas e Rio de Janeiro. Contará também com parcerias junto a provedores de conteúdo de vídeo e empresas de tecnologia para agregar novas soluções aos usuários, que devem ser anunciadas em breve.

O padrão WiMAX oferece taxas de transmissão de dados a até 75 Mbps, com alcance entre 30 e 50 quilômetros e opera nas faixas de freqüência de 3,5 GHz e 10,8 GHz (licenciadas) e de 2,4 GHz e 5,8 GHz (não licenciadas). Por enquanto, os testes da Transit com WiMAX estão limitados às faixas de 3,5 GHz e de 5,8 GHz

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top