Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Trensurb investe R$ 1,5 milhão em nova rede multimídia

Postado em: 26/08/2008, às 12:56 por Redação

Um grande projeto de infra-estrutura de rede, confiável e de alta disponibilidade, capaz de suportar dois empreendimentos importantes, denominados multimídia e bilhetagem eletrônica, acaba de ser contratado pela Trensurb, empresa responsável pela operação dos trens urbanos no eixo Norte da Região Metropolitana de Porto Alegre. O projeto envolve investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão e compreende atualização tecnológica, manutenção e suporte técnico da rede lógica. A infra-estrutura de rede é da Enterasys Networks e a implementação e suporte pós-venda ficarão a cargo da TechDec, empresa especializada no mercado corporativo com sede em Porto Alegre, parceira da fabricante desde 1998. O processo de seleção aconteceu por meio de um pregão eletrônico.

A Trensurb adquiriu três switches Enterasys Matrix N7, que oferecem recursos de switching e roteamento para controle de usuários e aplicações. Além disso, foram instalados 38 switches Enterasys SecureStack C3 – também com recursos de switching e routing – todos com tecnologia Power over Ethernet (PoE). A contratação também incluiu equipamentos para a estruturação de uma rede sem fio.

A nova infra-estrutura, segundo Valdinei Marques Nascimento, da gerência de informática da Trensurb, viabilizará a realização de dois importantes projetos da companhia, que beneficiarão diretamente mais de 170 mil passageiros. Por essa razão, a rede é considerada de alta criticidade.

Um dos novos projetos da Tensurb é o sistema multimídia, que trará benefícios como a instalação de 500 câmeras de vídeo com centralização de imagens; painéis eletrônicos para informações institucionais e informativas, instalados nas 17 estações de passageiros; canais de voz; canais de TV e trens com conexão wireless. O segundo projeto está relacionado à bilhetagem eletrônica e interface multimodal, o que permitirá que o usuário, com o mesmo cartão eletrônico, utilize o sistema de ônibus da capital, além do trem, o que gerará cerca de 5 milhões de transações por mês.

Ainda de acordo com Marques, a implantação da nova rede Enterasys teve início em junho último, com um levantamento minucioso de todas as variáveis da estrutura atual, para a elaboração de um cronograma. Na segunda fase, está previsto um laboratório para teste de todos os equipamentos e simulação das condições e situações da instalação real. Posteriormente, haverá um período de 90 dias para avaliação do comportamento da rede, o que permitirá à TechDec identificar se há a necessidade de mudanças, principalmente na topologia. Em paralelo, será realizado um treinamento para uso do software de gerenciamento e utilização dos equipamentos. A expectativa é que o projeto seja concluído em outubro.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top