Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Biocor Instituto atualiza sistemas de assistência aos pacientes

Postado em: 26/08/2011, às 12:40 por Redação

Aos 25 anos, o Biocor Instituto se vangloria da tradição conquistada nas áreas de cardiologia e cirurgia cardíaca. Localizado em Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o hospital possui mais de 270 leitos em seus 30 mil metros quadrados de área construída, conta com cerca de 1.050 colaboradores, e oferece 39 especialidades de atendimento aos pacientes particulares e de convênios, tanto públicos quanto privados, inclusive do SUS. Aproximadamente 300 médicos são credenciados ao corpo clínico autônomo.
Durante sua trajetória o Biocor desenvolveu condições adequadas para racionalizar sua gestão, controlando a atividade através de processos bem sedimentados, com circulação integrada e confiável de informações, e, ainda, através da padronização de medicamentos, controle de estoques e compras, e prontuário eletrônico próprio. Porém, no fim de 2003, com a evolução dos processos e a expansão do hospital, o instituto descobriu a necessidade de um sistema de gestão hospitalar informatizado e que integrasse todos os setores, para tratamento online dos seus dados e informações, com a rapidez, a consistência e a segurança que a direção e a administração do hospital precisavam.
O Biocor contava com um sistema próprio, associado a um sistema de gestão empresarial externo. Suas principais dificuldades estavam relacionadas à capacidade interna de responder rapidamente às demandas por novas funcionalidades, assim como a falta de integração entre as soluções. E, para o porte que o hospital havia alcançado, os resultados estavam incompatíveis com os objetivos traçados pela direção. Decidiu-se então procurar no mercado uma solução que atendesse ao novo perfil da instituição e, após uma pesquisa de mercado de cerca de seis meses, o Biocor escolheu a MV Sistemas para automatizar seus processos.
Em julho de 2004, entraram em funcionamento no Biocor os 35 módulos da solução de gestão hospitalar, o Sistema de Gestão de Saúde MV, abrangendo as áreas clínico-assistenciais, administrativas e financeiras, e também os sistemas de prontuário eletrônico, de gestão de laboratórios, de custos e resultados e de BI. "Até agora estamos muito satisfeitos e confiantes com o trabalho que vem sendo realizado pela equipe da MV. A solução implantada é atualizada todo ano com o que há de mais moderno", afirma dr. Mário Osvaldo Vrandecic, presidente do Biocor Instituto.
O processo de implementação foi realizado após uma avaliação conjunta do hospital e da MV, a partir da qual se optou por uma estratégia de implantação que permitisse um retorno rápido de informações gerenciais e controles de todas as suas áreas. Dessa forma, foi estabelecido um projeto de implantação dos sistemas com duração prevista de seis meses. O início da instalação dos sistemas ocorreu em março de 2004 e entraram em funcionamento em quatro meses, no dia 1º de julho de 2004. Atualmente são mais de 350 estações conectadas aos sistemas em todo o hospital.
Além da implantação desse sistema de integração, o hospital realizou uma avaliação de todos os seus sistemas e acabou encontrando uma nova necessidade: modificar os processos e complementação de sistemas. Sabendo disso, o Biocor decidiu investir na atualização do prontuário eletrônico, a fim de incluir no sistema todos os formulários assistenciais utilizados pelo processo de qualidade clínica. Hoje, encontram-se implantados na instituição mais de 200 formulários eletrônicos padronizados, sendo utilizados diariamente por médicos do corpo clínico credenciado, equipes de enfermagem e outros profissionais habilitados nas unidades/setores do hospital.
Foram realizadas modificações no parque de informática, mas foram mudanças consideradas naturais, segundo o diretor. "Temos que atualizar o parque, pois à medida que o tempo passa a tecnologia muda e precisamos estar preparados para atender a todas as necessidades dos nossos pacientes e dos nossos colaboradores que utilizam as soluções."
Para finalizar, dr. Mário Vrandecic afirma que a instituição procurava algo que automatizasse não apenas a área clínica, como também a área econômica financeira. "Uma automação que conseguimos dentro do sistema MV."

Tags:

1 Comentário

  1. Marcelo Alves Fernandes disse:

    A Minha esposa é Diabética tem pressão alta e tem problema do coração gostaria de saber se consigo tratamento para ela no Biocor Nova lima.MG.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top