Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

MEC diz que meta é instalar laboratórios de informática em 140 mil escolas

Postado em: 26/09/2007, às 20:29 por Redação

O secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, informou nesta quarta-feira (26/9), durante audiência pública sobre a informatização da rede escolar pública na Câmara dos Deputados, que a meta do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) até 2010 é implantar laboratórios de informática em todas as escolas públicas com mais de 50 alunos. Isso representa, aproximadamente, 140 mil escolas públicas em todo o país.

Segundo ele, já foram instalados neste ano 7,5 mil laboratórios de informática em escolas de ensino médio. Em 2008, a expectativa é que sejam instalados 29 mil nas escolas de ensino fundamental.

Ainda para o próximo ano, o MEC espera capacitar 150 mil professores em cursos de 80 horas, para promover a dinamização do processo de ensino e aprendizagem. De acordo com Bielschowsky, somente investimentos em infra-estrutura não são suficientes para atingir esse objetivo. Ele afirmou que tanto na capacitação quanto na infra-estrutura, a prioridade do Proinfo está sendo dada para municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Apesar dos avanços obtidos, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Carlo Viana Valle, disse, porém, que o principal desafio dos programas de informatização das escolas é a manutenção dos laboratórios. Ele sugeriu aos parlamentares que dêem atenção ao tema por meio de emendas orçamentárias, afirmando que as despesas com manutenção são muito grandes ? maiores até que as de instalação.

A audiência pública sobre a informatização da rede escolar pública e suas conseqüências para o aprendizado e para a inclusão digital foi promovida pelas comissões de Educação e Cultura e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Com informações da Agência Câmara.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top