Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CEMIG migra data center para ambiente terceirizado

Postado em: 26/09/2017, às 22:28 por Redação

A Sonda Ativas firmou parceria com a Hewlett Packard Enterprise para realizar a migração do data center próprio da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais S.A) para um ambiente terceirizado. O data center da CEMIG tinha um sistema de storage com discos mecânicos tradicionais com tempos de backup defasados, alto e custo com renovação do suporte. Focada na melhoria de desempenho e redução de custos, a Companhia de Energia Elétrica decidiu migrar a infraestrutura para o ambiente da Sonda Ativas.

Depois de muitos estudos e reuniões e preocupada em oferecer tecnologia de ponta para o cliente, a Sonda Ativas chegou à conclusão que, melhor que preparar um ambiente bolha para as migrações, seria criar um ambiente definitivo. De acordo com a Sonda Ativas, o que foi determinante para a escolha da HPE como parceira nesta empreitada foram os requisitos técnicos e o valor da solução, além da capacidade comprovada para realizar uma entrega com essa complexidade e disponibilidade do canal Digiopen, que também teve uma participação muito engajada e bastante relevante.

O plano consistia em fazer a migração do data center da CEMIG para a Sonda Ativas com atualização da tecnologia e sem impactar o negócio, ou seja, sem paradas ou reduzindo o tempo de paradas nas migrações que envolviam as principais aplicações do cliente. Para isso, foram utilizados dois Storages HPE 3PAR, uma solução de backup StoreOnce, oito switches SAN HPE 8/8, além de um chassi com lâminas para montar o ambiente e assim viabilizar o serviço de migração de dados.

O processo da mudança de data center, envolvendo o planejamento e as migrações, teve a duração de 12 meses divididos em quatro fases, com a participação da HPE em três delas. Na primeira fase de participação da HPE foi feita a ativação dos equipamentos. Na segunda e terceira fases, foi feita a migração de dados dos sistemas que estavam em storages legados da CEMIG para os novos sistemas de armazenamento, com 90% dos dados migrados pela HPE, e sempre sob a coordenação da SONDA Ativas.

Todo o projeto teve duração de pouco mais de oito meses, de abril de 2016 a setembro de 2016.

O resultado dessa parceria, ao contrário do previsto pela CEMIG no início, foi uma migração tranquila e o cliente Sonda Ativas ficou muito satisfeito. "Foram 40 Go lives em um ano, sendo apenas um ambiente que tivemos que executar o plano de retorno, porém na segunda tentativa obtivemos êxito na migração deste ambiente", contou. "A forma como planejamos foi exatamente a forma como executamos e entregamos. Não tivemos atrasos em nenhuma das fases", explicou Arouca.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top