Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pesquisadores suíços criam vacina contra bugs

Postado em: 27/01/2010, às 18:33 por Redação

Um grupo de pesquisadores suíços desenvolveu uma nova ferramenta que faz com que redes de computadores atuem em conjunto de modo a evitar bugs em programas. Denominada Dimmunix, a ferramenta atua como se fosse uma vacina, aumentando a imunidade dos computadores e evitando futuras falhas.
Criado por pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, o sistema atua automaticamente, dispensando o monitoramento por parte de operadores de redes.
A abordagem se baseia no conceito de falha de imunidade. Na primeira vez que um bug ocorre em um software ou sistema operacional, o Dimmunix salva uma assinatura digital da falha e, em seguida, observa como o computador reage ao problema. Quando o bug está para ocorrer novamente, a ferramenta o identifica em seus registros e automaticamente altera sua execução, de modo que o programa continue a funcionar normalmente.
De acordo com seus criadores, com o sistema o programa de navegação na internet (browser), por exemplo, "aprende" a evitar o congelamento verificado na primeira vez que ocorreu um bug associado a um plug-in (programa associado e que aumenta as capacidades do browser).
A nova ferramenta também emprega tecnologia de computação em nuvem (cloud computing) para imunizar redes inteiras. Quando uma falha ocorre em uma determinada estação de trabalho, o Dimmunix produz "vacinas" que se espalham por toda uma rede, protegendo suas estações de futuros problemas semelhantes.
O Dimmunix está disponível para download gratuito para programadores e interessados. Sua eficácia, segundo seus autores, foi demonstrada em programas escritos em linguagens Java e C/C++ e em sistemas em JBoss, MySQL, ActiveMQ, Apache, HTTPd, JDBC, Java JDK e Limewire. Para saber mais, acesse: http://dimmunix.epfl.ch

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top