Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

RNP implanta rede para interligar hospitais universitários

Postado em: 27/07/2007, às 18:42 por Redação

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mantida pelos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, inaugura no dia 1º de agosto a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), projeto apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue).

O objetivo é implantar uma infra-estrutura física, serviços e aplicações em redes de alta velocidade visando integrar projetos de telemedicina existentes em desenvolvimento em hospitais universitários no país. Segundo os órgãos envolvidos no projeto, a implantação da Rute terá impacto científico, tecnológico, econômico e social para os serviços médicos já existentes.

Além disso, ainda segundo os órgãos, permitirá a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos remotos, que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência.

Nessa primeira etapa, já estão sendo beneficiadas 19 unidades hospitalares em 14 estados. O projeto está sendo expandido para outros 33 hospitais universitários e cinco faculdades da área de saúde, alcançando todos os estados brasileiros.

Um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a RNP permitirá também a integração à Rute de 32 núcleos de telessaúde do Projeto Piloto Nacional de Telessaúde para a qualificação dos profissionais de saúde que realizam atendimento básico à população.

A Rute possibilitará, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento de dados médicos dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa.

Em um segundo momento, ela poderá levar os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de prontuários eletrônicos, consultas, resultados de exames e segunda opinião.

Também será possível, através da conexão da RNP com a Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas), colaborar com instituições na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos.

Mesmo antes da entrega e instalação de todos os equipamentos, a Rute tem realizado atividades colaborativas entre os membros-participantes. Já foram realizadas sessões de videoconferência entre os membros da Rute e instituições da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Outro fruto da iniciativa será a assinatura, em outubro, do convênio bilateral entre as redes acadêmicas brasileiras (RNP) e a norte-americana (Internet2) para a área de saúde.

No âmbito da Rute, unidades de telemedicina e telessaúde estão sendo criadas em todas as instituições da iniciativa.

O lançamento da expansão de Rute acontecerá durante o seminário Os Hospitais Universitários e a Integração Educação, Saúde e Ciência e Tecnologia, que será realizado em Brasília nos dias 1º e 2 de agosto de 2007.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top