Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Natura fecha contrato com IBM para criação de centro de serviços

Postado em: 27/08/2008, às 20:00 por Redação

A Natura e a IBM firmaram um contrato pelo qual a fabricante de cosméticos e produtos de higiene e beleza vai terceirizar para a multinacional de tecnologia parte das suas atividades das áreas de finanças, tesouraria, fiscal, contabilidade e contas a pagar. A parceria é o primeiro passo para a criação do Centro de Serviços Natura, que concentrará os serviços operacionais da companhia. O valor do acordo não foi revelado.

A expectativa é que o centro de serviços, cuja gestão ficará a cargo da IBM, propicie expressivo ganho de eficiência à Natura, já que vai aperfeiçoar a execução das tarefas operacionais a partir da uniformização de processos e do uso de ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa de tecnologia.

Outro aspecto fundamental desse processo é que os funcionários da Natura envolvidos nas tarefas operacionais, ao migrarem para a IBM, poderão se beneficiar de um plano de carreira voltado para seus perfis técnicos nos trabalhos que continuarão desenvolvendo no centro de serviços. "A criação do centro representa um ganho duplo. Para os nossos colaboradores, que terão oportunidade de crescimento profissional dentro de uma estrutura voltada especificamente para os seus conhecimentos técnicos. E para a empresa, que ganhará eficiência na execução dos processos", declara David Uba, vice-presidente de finanças e informações da Natura.

A escolha da IBM ocorreu por meio de um edital, que contou com a participação de outras três empresas. Segundo Uba, cinco fatores foram determinantes para a seleção: a expertise tecnológica da IBM, a apresentação de um plano de carreira bem estruturado, o fato de as duas companhias possuírem culturas empresariais muito parecidas e a oferta da melhor proposta para a metodologia de terceirização, com destaque para os procedimentos relativos à automatização e inovação de processos.

De acordo com o executivo, com a terceirização dos processos, a Natura ganha a capacidade de focar ainda mais em seu core business, aperfeiçoando o nível de controle e qualidade de suas operações.

Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Com mais de 5,9 mil funcionários, a empresa registrou receita bruta de R$ 4,3 bilhões no ano de 2007, um crescimento de 10,6% em relação ao ano anterior. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia, Bolívia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Sua força de vendas é formada por 760 mil consultores, sendo 660 mil no Brasil e 100 mil no exterior.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top