Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Symphony registra 100 mil downloads na primeira semana, diz IBM

Postado em: 27/09/2007, às 19:43 por Redação

Lançado pela IBM há cerca de uma semana, o pacote de aplicações para escritório gratuito Lotus Symphony, que concorre com o Office da Microsoft, registrou 100 mil downloads, segundo a empresa. Ainda de acordo com a fabricante, o website do Symphony (www.ibm.com/software/lotus/symphony), que fornece uma versão beta do software para a comunidade de usuários, recebeu mais de 1 milhão visitantes durante esse período.

O número de downloads superou as previsões da empresa e quase ultrapassou o seu produto mais usado, o Lotus Notes, que hoje tem 135 milhões de usuários licenciados. ?Ficamos surpresos com a velocidade com que as pessoas aderiram ao lançamento?, declarou o diretor geral da IBM Collaboration e do Lotus Software, Mike Rhodin, acrescentando que o número de pessoas interessadas em baixar o Symphony fez com que a empresa triplicasse o número de servidores.

Segundo Rhodin, as pessoas agora só precisam de um endereço válido de e-mail para baixar o pacote de aplicações, pois os usuários acharam muito complicado ter que se inscrever para obter uma senha e nome de usuário na IBM antes de fazer o download.

O executivo disse que, desde que o website começou a oferecer acesso à versão beta do Symphony, em 18 deste mês, uma comunidade de usuário se formou para compartilhar experiências e sugestões para inclusão de novas características e recursos. Por exemplo, eles ajudaram outros usuários com dúvidas sobre a instalação e o uso do programa. Segundo Rhodin, as respostas da equipe de suporte da IBM e as da comunidade de usuários estão acontecendo quase que em real time. Os membros da comunidade estão fornecendo também o feedback sobre as capacidades que desejam ver nas versões futuras.

Em função disso, a IBM já anunciou que, num futuro próximo, pretende adicionar características novas ao website do Symphony, tal como um recurso para que os usuários possam votar e a empresa possa direcionar as prioridades de desenvolvimento do produto para liberações de atualizações. Na primeira semana, a página do fórum do Symphony, por exemplo, foi totalmente redesenhada com base no feedback dos usuários.

A empresa planeja lançar um segundo beta do software nas próximas seis ou oito semanas, mas o lançamento "completo" está previsto para ocorrer somente no próximo ano, de acordo com Rhodin. A IBM oferecerá, então, suporte de negócios para as aplicações mediante uma taxa, mas o executivo reconhece que a empresa não espera o sucesso com esse serviço. A idéia do suporte é somente que as empresas se sintam mais confortáveis em implementar o Symphony.

A estratégia por trás desse movimento da IBM, segundo alguns analistas, é impulsionar o seu software Notes no mercado, que reúne e-mail e aplicativo de mensagem instantânea, para tentar desbancar o software de e-mail Outlook da Microsoft. Com a introdução do Lotus Symphony no mercado, apoiada no reconhecido internacional da organização responsável pelo padrão Open Document Format, a IBM espera também impulsionar a aceitação do seu sistema, que não trabalha bem com produtos Microsoft.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top