Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Falsas mensagens a contribuintes triplicaram, diz Receita

Postado em: 27/10/2005, às 21:43 por Redação

A Receita Federal informou que o número de mensagens falsas enviadas aos contribuintes com o objetivo de obter informações sigilosas triplicou entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Receita recebe essas informações de empresas que administram e monitoram a internet, mas não possui números exatos sobre a quantidade de mensagens enviadas.

De acordo com o chefe da divisão de tecnologia e sistema de informação da Superintendência da Receita Federal no Rio, José Augusto Teixeira Carneiro, o contribuinte deve ficar alerta e não deve abrir essas mensagens. "A Receita não manda e-mail para os contribuintes e quando necessita de uma informação, o pedido é feito por carta registrada".

O chefe da divisão da Receita disse ainda que os spams são mais freqüentes nos meses de março e abril, quando começa o prazo para a declaração do imposto de renda, e entre agosto e novembro, quando os contribuintes isentos ? aqueles que não possuem renda suficiente para declarar o imposto ?têm que fazer o recadastramento.

Carneiro afirmou que para a Receita Federal é praticamente impossível fazer um levantamento do número de contribuintes enganados por essas falsas mensagens pela internet. Segundo ele, são poucos os que denunciam esse tipo de golpe à ouvidoria do órgão, setor encarregado de receber as reclamações, sugestões e dúvidas dos contribuintes.

O contato com a ouvidoria pode ser feito pelo telefone 0800-721111 ou na página da receita na internet: www.receita.fazenda.gov.br.

Com material da Agência Brasil

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top