Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

São Paulo é a cidade mais digital da América Latina, segundo Motorola

Postado em: 27/10/2009, às 18:40 por Redação

A Motorola classificou São Paulo como a cidade com melhor índice de digitalização da América Latina. A informação foi divulgada pela companhia nesta terça-feira, 27, juntamente com um ranking das 25 cidades digitais mais bem posicionadas nesse quesito em toda a América Latina. O levantamento foi realizado em parceria com a consultoria argentina Convergencia Research, e destaca a capital paulista por seu e-governo, pelos serviços prestados aos cidadãos via Internet, compromisso com a inclusão digital e aplicações de telemedicina e telessegurança. A cidade de Salvador foi a outra representante brasileira na lista, figurando em 12º lugar, se destacando pelo uso de tecnologia nas áreas de saúde e educação. Os municípios de Mérida e Chihuahua (México) e San Luis (Argentina) ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Ranking
A pesquisa começou a ser feita há um ano e avaliou o nível de digitalização de 150 cidades em 15 países da América Latina. Para eleger os 25 melhores municípios, o estudo levou em consideração o nível de digitalização da administração pública, dos cidadãos e das empresas mediante a análise dos componentes de infraestructura (acesso aos serviços de telecomunicações e dispositivos), serviços (e-governo, tele-saúde, tele-segurança, tele-educação), e-binding (emprego da tecnologia com finalidades econômicas, produtivas e de relações sociais) e compromisso com a inclusão digital (políticas como telecentros, redes sem fio gratuitas, alfabetização digital e financiamento de dispositivos). O estudo foi finalizado com a observação dos parâmetros de relacionamento classificados em presença, usabilidade, informação, transparência, interação, transação e participação. "O levantamento deixou claro que há uma tendência generalizada de digitalização na América Latina, onde esse tema se tornou uma das prioridades de diversos governos", diz Claudio Kimura, gerente de etratégia e desenvolvimento de negócios da área de mobilidade para empresas e governo para a Motorola América Latina. Outro ponto destacado por Kimura foi o aspecto inclusivo do estudo. "Os levantamentos sobre cidades digitais não levavam em consideração tantos aspectos e, principalmente, comparavam cidades de realidades diferentes. Este, da Motorola, é o primeiro onde são comparadas cidades de uma única região, dentro de uma mesma realidade, com espaço não só para os grandes centros urbanos, mas também para os pequenos municípios", completa.
Segundo o porta-voz, o ranking Motorola deve ter periodicidade anual, até para ser aferida a evolução das cidades.

Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top