Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

BPM móvel: Gestão na ponta dos dedos

Postado em: 28/02/2014, às 15:00 por Gilmar Hansen

As principais tendências tecnológicas no mercado corporativo apontam para a massificação no uso de dispositivos móveis nos mais diversos cenários de negócio. A necessidade de dados cada vez mais atualizados para a tomada de decisão leva as empresas a buscarem soluções de mobilidade que capturem as suas operações em tempo real. Uma das alternativas está no BPM (Business Process Management) mobile, sistema de gerenciamento de processos de negócios em tempo real.

Enquanto muitas organizações ainda utilizam ferramentas de e-mail para conhecimento e aprovação de tarefas, há aquelas que buscam fluidez para seus processos e contam com notificações automáticas e sistematizadas que agilizam o dia a dia e garantem rastreabilidade, compliance e eficiência operacional. Um diretor comercial, por exemplo, precisa diariamente aprovar ou rejeitar centenas de solicitações de desconto, provenientes dos mais diversos pontos-de-venda em todo o Brasil. Esse processo não seria simples e ágil se acontecesse por meio de e-mails sem contexto, sem integração e sem prioridade.

Existem casos em que a mobilidade é fator crítico de sucesso para a atividade-fim do negócio. Como, por exemplo, o processo de inspeção de qualidade em redes de lojas que estão dispersas em várias regiões. Com o uso de um smartphone ou tablet, um auditor tem acesso a informações atualizadas e executa seus procedimentos em forma de check-list, evidenciando pontos críticos por meio de fotos que são anexadas à sua avaliação. Tudo isso com a garantia de que os interessados nessa atividade conseguem receber em tempo real os resultados daquilo que acontece no campo.

Soluções de BPM mobile podem ser adotadas por empresas de qualquer setor e nos mais variados processos. Elas ajudam a eliminar gargalos, pois enviam alertas aos responsáveis pelas atividades quando há atraso. Ao mesmo tempo, permitem que os gestores verifiquem o andamento de cada uma das tarefas com facilidade e rapidez. A informação chega ao gestor com segurança, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A aplicação de plataformas tecnológicas de mobilidade e processos é essencial para o crescimento estruturado das empresas, pois torna a tomada de decisão mais rápida e assertiva. O BPM mobile responde aos anseios e às necessidades de empresários em um mundo em que as decisões e negociações precisam ser cada vez mais velozes.

* Gilmar Hansen, diretor de produto do Fluig.

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top