Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Estudo aponta perdas de US$ 5 bi com spams do tipo bounce

Postado em: 28/04/2006, às 18:22 por Redação

A IronPort Systems, especializada em segurança de e-mails, divulgou estudo elaborado por analistas de seu Centro de Operações Anti-ameaças sobre os efeitos nefastos de spam do tipo bounce sobre a rede e o tráfego de mensagens enviadas pela internet. De acordo com o estudo, as empresas listadas na Fortune 500 gastam, em média, cerca de US$ 5 bilhões por ano em medidas corretivas.

Uma mensagem bounce é um e-mail que notifica o remetente que, por algum motivo, a sua mensagem não foi entregue. Esse tipo de mensagem corresponde a 11% do total de e-mails hostis que circulam pela rede, considerando-se o universo de spam, vírus e phishing.

Quando o usuário digita o endereço de e-mail erradamente, é notificado de que a mensagem não chegou ao destino. A ação do bounce se dá por meio da falsificação de um endereço de retorno. A tentativa de devolução da mensagem para o endereço falsificado resulta em um e-mail de retorno indesejado, cujo nome foi fraudulentamente tirado do endereço original.
Além do custo com a limpeza das mensagens bounce, os usuários se deparam com problema de interrupção do serviço.

De acordo com a IronPort, os tradicionais sistemas de filtros de conteúdo de mensagem de e-mails disponíveis no mercado não são eficazes para combater as novas ameaças que estão surgindo. A própria empresa sentiu a necessidade de desenvolver uma arma mais eficiente de proteção contra mensagens do tipo bounce, baseada no conceito Web Reputation ? que rastreia 45 diferentes parâmetros de rede para avaliar, com precisão, a reputação de um determinado website.

O sistema de segurança C-Series adota esse conceito para permitir o envio de mensagem de retorno somente aos remetentes que tenham um histórico comprovado de comportamento de confiança. A avaliação da reputação do remetente é feita pela rede de monitoração de tráfego SenderBase, da IronPort. O SenderBase avalia os padrões de envio de e-mails de cada remetente na internet e atribui uma nota a sua reputação.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top