Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brasil está entre os 25 inovadores do Tech Museum Awards

Postado em: 28/09/2005, às 18:36 por Redação

O Tech Museum of Innovation, organização sem fins lucrativos que reúne pessoas de todas as idades e conhecimentos para explorar e experimentar as tecnologias que afetam suas vidas, acaba de anunciar os 25 nomeados à premiação Tech Museum Awards 2005, apresentado pela empresa Applied Materials.

Os indicados receberão o prêmio pelo trabalho pioneiro no desenvolvimento de tecnologia para o benefício da humanidade em evento que será realizado dia 9 de novembro em San Jose, na Califórnia.

A premiação contará com a presença de líderes do Vale do Silício e representantes do Programa de Desenvolvimento dos Estados Unidos, World Bank Institute e Universidade Santa Clara. Cinco dos nomeados dividirão um prêmio em dinheiro de US$ 250 mil. Entre os indicados destaca-se uma organização brasileira, o Cemina, que concorre ao prêmio na categoria Knight Ridder, de Igualdade.

Anualmente, o Tech Awards premia organizações privadas, públicas e sem fins lucrativos ao redor do mundo que aplicam tecnologia com o objetivo de melhorar as condições humanas de forma significativa nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, educação, igualdade e saúde.

Um grupo de jurados estudou 560 indicações que representavam 80 países. Os 25 nomeados são do Brasil, Canadá, Cuba, Índia, Malásia, Paquistão, África do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

O Cemina é uma organização sem fins lucrativos que tem como propósito servir à comunidade de mulheres carentes. A entidade desenvolveu com sucesso métodos de melhorar o acesso a novas tecnologias da comunicação e da informação no país, onde apenas 15% da população possuem computador ou pode fazer uso desse equipamento. As ações da instituição incluem implementação de pequenas emissoras de rádio e de telecentros por todo o Brasil, que beneficiam suas usuárias com acesso à internet e telefones.

O projeto é considerado inovador por integrar o rádio ? um meio de comunicação de fácil acesso à comunidade em geral ?, com o ambiente avançado da internet. Os telecentros estruturados pelo Cemina produzem e disseminam programas de rádio de qualidade. Seu conteúdo pode ser acessado pelo endereço www.radiofalamulher.com. O objetivo é gerar discussões e consciência a respeito dos aspectos que afetam as mulheres de baixa renda como auto-estima, violência e oportunidades.

?O Tech Museum Awards foi fundado para valorizar o trabalho inovador desses que dedicam suas vidas usando a tecnologia para ajudar ao próximo?, afirma Meredith Taylor, presidente do Tech Museum. ?Celebrando as conquistas de nossos nomeados, podemos encorajar empreendedores a se tornarem empresários sociais que impulsionam o desenvolvimento tecnológico de modo a tornar o mundo um lugar mais seguro, saudável e justo.?

OS NOMEADOS PARA O TECH MUSEUM AWARDS

Prêmio Knight Ridder de Igualdade ? Utilizando a tecnologia para superar violações aos direitos humanos e melhorar processos democráticos locais:

? AMD, Sunnyvale, EUA
? AnthroTronix, Silver Spring, EUA
? Cemina, Rio de Janeiro, Brasil
? Centre for the Improvement of Working Conditions & Environment, Lahore, Paquistão
? Direitos Humanos na China, New York, NY/Hong Kong

Prêmio Intel Meio Ambiente ? Desenvolvimento ou uso de tecnologias que conservam e protegem o ecossistema de nosso planeta:

? CTx GreEn, Kitchener, Ottawa, Canadá
? Envirofit International, Fort Collins, EUA
? Enviro Options (Pty), Kya Sands, África do Sul
? Norman Holy, Better Gear, Yardley, EUA
? Reef Ball Foundation, Woodstock, EUA

Prêmio Accenture de Desenvolvimento Econômico ?Produção de soluções de tecnologia inovadoras para superar as barreiras significantes ao desenvolvimento econômico em países não industriais:

? ABT Insulpanel, Richmond Hill, Ottawa, Canadá
? BMS, Friars Hill, EUA
? Malnutrition Matters, Ottawa, Canadá
? SELCO Solar Light Pvt, Bangalore, Índia
? WorldFish Center, Penang, Malásia

Prêmio Microsoft de Educação ? Distribuição de uso de tecnologia que remove barreiras educacionais tais como acesso ao computador e à internet, problemas de infra-estrutura, linguagem e pobreza:

? Gilbert Clark, Telescopes in Education Foundation, Altadena, EUA
? Design that Matters, Cambridge, EUA
? Fahamu – Networks for Social Justice, Oxford, Reino Unido
? In2Books, Washington, EUA
? MIT OpenCourseWare, Cambridge, EUA

Prêmio Fundação Agilent Technologies de Saúde ? Impulsionando a tecnologia de modo a melhorar a segurança e a eficiência de tratamentos de saúde em comunidades desfavorecidas e no resto do mundo:

? Hib Vaccine Team, Cuba/Canada
? OraSure Technologies, Bethlehem, EUA
? Partners In Health, Boston, EUA
? Project Impact, Berkeley, EUA
? Dr. Joshua Silver, University of Oxford, Reino Unido

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top