Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brasil tem mais de 54 milhões de acessos à banda larga móvel

Postado em: 29/05/2012, às 17:11 por Redação

O Brasil alcançou a marca de 54,3 milhões de acessos à internet em banda larga móvel em abril, o que representa quase 28% da penetração da banda larga móvel no país, de acordo com estudo encomendado a consultoria Teleco pela Huawei, fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações. O relatório projeta que até o fim deste ano serão 73 milhões de acessos móveis e em 2014, 124 milhões.

Já a banda larga fixa encerrou abril com 16,5 milhões de acessos. O estudo ressalta que o Brasil é o nono país do mundo em termos de quantidade de acessos de banda larga fixa. Com densidade de 8,8 acessos por 100 habitantes, o país, porém, ainda está muito aquém da média dos países desenvolvidos (25,7 acessos por 100 habitantes) e também da China (11,6 acessos a cada 100 habitantes).

Outro dado relevante é o contínuo aumento da participação da tecnologia 3G no total de celulares em uso no Brasil, que, no primeiro trimestre, atingiu 20,3% da base total de aparelhos. O estudo também aponta que, pela primeira vez, a quantidade de acessos GSM, em números absolutos, caiu de 199,5 milhões, em dezembro de 2011, para 197,5 milhões no fim de março deste ano.

Sobre as tecnologias que viabilizam o aumento da velocidade e capacidade das redes 3G atuais, a pesquisa aponta que ao fim do primeiro trimestre, 200 redes no mundo eram HSPA+ (High Speed Packet Access), o que representava 43,8% do total das redes 3G. Em abril, já existiam 81 redes LTE (Long Term Evolution) em operação comercial, distribuídas em 41 países. Os terminais LTE já contabilizam 16,2 milhões, sendo 18% smartphones entre os dispositivos comercializados com esta tecnologia.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top