Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Bull e CDC se unem para criar joint venture

Postado em: 29/05/2012, às 17:57 por Redação

A Bull e a CDC (Caisse des Dépôts) anunciaram um plano para criar uma joint venture, com patrimônio de 28 milhões de euros. A empresa terá como foco d atuação a oferta de serviços de computação de alto desempenho (HPC, na sigla em inglês) como provedor de serviços de computação em nuvem. O CDC é um grupo de capital aberto e conhecido investidor na França. Atua como operador do “Fonds National pour la Société Numérique” (Fundo Nacional para uma Sociedade Digital), criado como parte de um programa de incentivo econômico do governo francês. O CDC irá contribuir com cerca de 10 milhões de euros  no projeto.

O objetivo do projeto, batizado de NumInnov, é criar um provedor de serviços independente, especializado em aplicativos HPC, que irá operar em toda a Europa e que contará com todo o conhecimento da Bull no assunto. "O projeto será de grande valia para acelerar a adoção de tecnologias do HPC e promoverá o desenvolvimento de novos aplicativos e serviços para pequenas, médias e grandes empresas”, ressaltou Philippe Vannier, presidente do conselho e principal executivo da Bull.

A companhia conjunta oferecerá serviços IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (plataforma como serviço) destinados a ISVs (desenvolvedores independentes de software) que atuam sob a bandeira do projeto NumInnov. Até o momento 25 ISVs, a maioria deles de pequenas e médias empresas, já demonstraram interesse pelo projeto, que tem como um das suas principais metas promover o desenvolvimento de um ecossistema de nuvem HPC.

Na área da saúde, por exemplo, o projeto irá garantir que a HPC atue como uma ferramenta poderosa na inteligência médica, quando se trata de desenvolvimento de aplicativos e serviços para exames médicos, simulação e assistência em procedimentos cirúrgicos, criando uma “assinatura digital” das diferentes doenças e imagens médicas. Já no mercado de conteúdo digital, ajudará a aproveitar ao máximo os ativos digitais e a simular a criação de conteúdo multimídia: realidade virtual aumentada, design de conteúdo em high definition (HD) e 3D, videogames, bibliotecas de imagens e processamento e atualização de arquivos de áudio e vídeo. O NumInnov possibilitará também o desenvolvimento de uma nova safra de provedores de conteúdo.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top