Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Foxconn fabricará dispositivos móveis com sistema operacional Firefox

Postado em: 29/05/2013, às 18:52 por Redação

A Foxconn planeja produzir dispositivos móveis utilizando o sistema operacional Firefox, da Fundação Mozilla, tendo em vista a obtenção de nova fonte de receitas e a diversificação do portfólio. As informações são de pessoas ligadas à companhia ouvidas pelo jornal The Wall Street Journal, que também descartaram a possibilidade de a fabricante, uma das principais fornecedoras da Apple, tentar emplacar um aparelho de marca própria. A parceria entre a Fundação Mozilla e a Foxconn deve ser anunciada na próxima segunda-feira, 3 de junho, em conferência em Taipei, em Taiwan. Procuradas pelo jornal americano, as empresas não quiseram comentar o assunto.

Apesar de não revelar a receita por cliente, há rumores de que a Foxconn seja extremamente dependente da produção de aparelhos da Apple, e a união com a Mozilla estaria alinhada a estratégia para se tornar menos dependente da fabricante americana e diversificar suas fontes de receita. Especialistas avaliam que até metade da receita da empresa, que no ano passado somou US$ 130 bilhões, seja proveniente da produção de iPads e iPhones. A companhia também é fornecedora de outros gigantes de tecnologia, como ZTE, Sony, e estaria buscando maior autonomia nos resultados para não ser surpreendida com a desaceleração das vendas da Apple. Estima-se que a Foxconn seja responsável pela produção de 40% de todos os dispositivos eletrônicos de consumo no mundo.

"A Foxconn não quer perder nenhuma oportunidade. Oferecemos serviços de design e montagem para a Mozilla, mesmo sabendo que seu sistema operacional é novo", afirmou uma das fontes ao jornal. A fundação quer competir diretamente com os softwares iOS, da Apple, e também o Android, do Google, no mercado de mobilidade. Em fevereiro, a Mozilla apresentou seu sistema baseado em HTML 5 e anunciou 18 operadoras as quais ofereceram suporte a seus dispositivos, que levarão sua marca. O Brasil é um dos mercados prioritários para o aparelho.

Mudanças

A Apple assinou um contrato para produção de iPhones e iPads com a chinesa Pegatron. Os termos do acordo, detalhados para o jornal por outras fontes que também quiseram se manter no anonimato, colocam a fabricante como uma das principais fornecedoras da norte-americana ao lado da Foxconn. Isso significa que a situação da Foxconn, até então responsável pela produção de  quase todos os smartphones e tablets da marca em circulação do mercado, deve ser dividida "quase que igualmente" com a nova parceira.

A Pegatron será designada a montar uma linha do iPhone a entrar em circulação no fim deste ano. Serão aparelhos menos avançados e mais acessíveis, mirando mercados emergentes. O principal motivador que levou o CEO da Apple, Tim Cook, tomar a decisão de escolher mais uma fornecedora foi a mitigação de riscos, especialmente depois de altos índices de falhas na montagem do iPhone 5 pela Foxconn que teriam causado atrasos na entrega de remessas. Além disso, a Pegatron oferece margens menores, conforme afirmam especialistas.

Tags: , , , ,

1 Comentário

  1. Vi algo sobre o firefox OS na campus party, sensacional..

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top