Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Bancos devem aumentar orçamento de TI em 2010

Postado em: 29/10/2009, às 15:17 por Redação

Apesar de a crise do subprime americana ter afetado mais fortemente o setor financeiro, os bancos brasileiros, segmento que mais investe em TI no Brasil, não pretendem reduzir o orçamento para tecnologia. De acordo com levantamento da IDC Brasil, ao contrário, 60% das instituições financeiras que atuam no país disseram que pretendem elevar o seus investimentos em TI em 2010.
O estudo constatou que os CIOs dos bancos estão mais otimistas do que os de outras atividades econômicas em relação a 2010. Segundo a pesquisa, o principal desafio dos bancos no ano que vem será a melhoria da eficiência operacional, em decorrência da própria crise.
"Quando já se imaginava que não havia como avançar ainda mais nessa seara, eis que as condições de mercado aceleraram a busca para acabar com ineficiências em todas as áreas e todos os níveis", ressalta Roberto Gutierrez, diretor de consultoria da IDC e responsável pelo estudo.
O relatório aponta também que a área de TI deverá apoiar as iniciativas para melhorar a eficiência por meio de investimentos em projetos envolvendo soluções de BPM (business process management), atualização de sistemas core e de back-office, virtualização e consolidação de infraestrutura e convergência de TI e telecom.
A pesquisa constatou ainda uma maior receptividade dos bancos em relação à terceirização de TI, principalmente nas áreas de impressão departamental, help desk e desenvolvimento de software. De acordo com o estudo, 70% das instituições financeiras entrevistadas já terceirizam funções que abrangem tanto a infraestrutura quanto a parte de aplicações
O levantamento verificou que a melhoria do relacionamento com os clientes também merecerá atenção das instituições, principalmente dos grandes bancos. A IDC avalia que nessa seara, os principais desafios estão na melhor segmentação dos clientes e tornar a oferta de produtos e serviços mais assertiva. Segundo a consultoria, em resposta a essa necessidade, os bancos investirão em canais de internet, CRM e business intelligence analytics.
O estudo, denominado "IDC Brazil IT Financial Insights Investment Trends 2009", foi realizado entre julho e setembro deste ano com os decisores de TI de 20 bancos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top