Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

BC altera cronograma para adequação dos bancos às normas de Basileia

Postado em: 29/10/2009, às 18:52 por Redação

O Banco Central divulgou comunicado ao mercado nesta quinta-feira, 29, com alteração do cronograma de procedimentos para a implantação da nova estrutura de capital, nos termos recomendados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, revelou o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro, Sérgio Odilon. Ele disse que "o objetivo é estabelecer critérios mais adequados" ao nível de riscos associados às operações conduzidas pelos bancos quanto ao requerimento de capital regulamentar e melhor adequação às peculiaridades do mercado brasileiro.
Cuidados que o BC deve preservar, segundo Odilon, uma vez que a autoridade monetária brasileira está engajada na adoção das melhores práticas bancárias internacionais, como integrante efetivo do Comitê de Basileia.
A nova estrutura é parte do acordo Basileia 2 – em referência à cidade de Basileia, na Suíça –, que vai regulamentar também as transações financeiras internacionais, que terão forte impacto na área de TI. O acordo diz respeito a arquivos, registros, cadastros de crédito, informações de cinco ou sete anos para trás, o que vem demandando um enorme esforço dos bancos que atuam no Brasil para se ajustarem às normas.
A implantação dos novos critérios estava prevista inicialmente para começar no fim do ano passado, mas em virtude da crise financeira internacional, iniciada em setembro do ano passado, a implantação do cronograma foi adiada para este ano.
O BC definiu que até o fim de dezembro próximo serão estabelecidos os critérios de elegibilidade para a adoção de modelos internos destinados à apuração dos requerimentos de capital para risco de mercado. Depois disso, os bancos que desejarem terão prazo até o fim de junho de 2010 para se habilitarem ao processo.
Novos prazos serão abertos também para o estabelecimento de critérios destinados ao requerimento de risco de crédito e de risco operacional, num cronograma de implantação e autorizações que prossegue ate o final do primeiro semestre de 2013. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top