Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cinco mil empresas fazem inovação tecnológica no país, estima ABDI

Postado em: 30/01/2007, às 22:56 por Redação

O Brasil tem hoje 5 mil empresas investindo em inovação tecnológica. Destas, cerca de 1,2 mil possuem equipes permanentes de pesquisa e colocam regularmente produtos, processos e serviços novos no mercado. Os dados são da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com o diretor de Inovação da ABDI, Evando Mirra, as empresas que mais investem em inovação são também as que concentram os maiores investimentos. Geram 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Desse contingente, 400 companhias estão entre as chamadas ?global players?, ou seja, empresas de classe mundial, como a Petrobras, Embraer, Vale do Rio Doce e Marco Pólo.

?Elas enfrentam condições de competição severas, difíceis, em terreno protegido e são capazes de derrotá-los através da inovação?, disse Mirra. ?É uma estratégia real, que veio para ficar, gera uma riqueza espantosa e o Brasil já provou que é capaz de ter um desempenho que bate qualquer adversário.?

Entre os exemplos de tecnologia brasileira inovadora citadas pelo diretor de Inovação da ABDI é a exploração de petróleo em águas profundas, da qual a Petrobras é líder mundial, através da robótica submarina. Outro exemplo é a urna eletrônica, já utilizada em eleições no exterior.

Para o diretor de Inovação da ABDI, as parcerias entre governo, academia e indústria podem acelerar o desenvolvimento da inovação no Brasil, através de ações conjuntas e coordenadas.

Com informações da Agência Brasil.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top