Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Operação da PF prende hacker brasileiro na Europa

Postado em: 30/07/2008, às 19:55 por Redação

A Polícia Federal realizou na terça-feira, 29, em parceria com o FBI, a polícia federal americana, a operação Conexão Holanda para prender um hacker brasileiro suspeito de controlar computadores para cometer crimes através da internet. O suspeito foi preso na Holanda por agentes da polícia daquele país quando negociava a venda de acesso a "computadores zumbis"

A Polícia Federal realizou na terça-feira, 29, em parceria com o FBI, a polícia federal americana, a operação Conexão Holanda para prender um hacker brasileiro suspeito de controlar computadores para cometer crimes através da internet.

O suspeito foi preso na Holanda por agentes da polícia daquele país quando negociava a venda de acesso aos computadores que ele controlava (computadores zumbis). Através das máquinas é possível a realização de ataques contra instituições bancárias e contra servidores de grandes empresas.

Além do hacker foram presos também um holandês e outro homem envolvido na fraude. No material apreendido estão dez discos rígidos, quatro notebooks, 500 CDs e DVDs, além de documentos.

Ao mesmo tempo em que os policiais holandeses realizavam a prisão na Europa, policiais federais realizavam buscas em dois imóveis do suspeito nas cidades de Taubaté e Caraguatatuba, no interior de São Paulo. Os mandados de buscas foram expedidos pela Justiça Federal de Taubaté.

A investigação que resultou na operação durou quatro meses e foi realizada por agentes do FBI e por policiais federais da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos e da Superintendência Regional da PF em São Paulo. Com a apreensão dos computadores usados pelo hacker será possível saber o total de máquinas controladas e utilizadas nos golpes.

O golpe

Um hacker, através de e-mails ou sites, consegue instalar programas (conhecidos como malwares) em diversos computadores que ficam sob o seu domínio. O usuário acaba nem percebendo a presença dos programas maliciosos no seu computador, já que na maioria das vezes a máquina não apresenta diferença no seu funcionamento.

Com a rede de "computadores zumbis", também chamada de botnet, o hacker consegue realizar crimes pela internet como o envio de spams e fraudes bancárias. O criminoso também pode dar um comando para que todos os computadores controlados por ele acessem simultaneamente um site ou servidor de informações, o que torna o tráfego lento para os usuários comuns. Esta ação, que é conhecida como ataque distribuído de negação de serviço (DDoS), pode tirar o site ou servidor do ar.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top