Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

MasterCard testa sistema de pagamentos biométricos e faciais na Europa e Estados Unidos

Postado em: 30/09/2015, às 18:13 por Redação

A Mastercard começou a testar este mês um novo método para aprovar transações online feitas com cartões de crédito que utiliza impressões digitais e o reconhecimento facial através de câmeras do smartphone. O funcionamento é simples: cliente da bandeira tira uma selfie antes de fechar a compra, usando o próprio rosto como senha, e o sistema verifica a identidade do consumidor para validá-la.

O sistema biométrico servirá como alternativa ao atual SecureCode que a companhia disponibiliza aos clientes. Segundo a Mastercard, o método, por ter a certeza de quem está realizando compras com o smartphone, evita fraudes.

O programa de testes foi lançado inicialmente na Europa e nos Estados Unidos. Em agosto, portadores de cartões International Card Services (ICS) B.V. e ABN AMRO nos Países Baixos iniciaram os testes da tecnologia, que vão até o final de novembro. Neste mês, funcionários da First Tech Federal Credit Union nos EUA começaram os testes, utilizando ambas as tecnologias. Os testes devem ir até o fim de outubro.

Segundo a Mastercard, o uso de autenticação biométrica — ou seja, de atributos pessoais, tais como características faciais e impressões digitais — para verificar a identidade de um portador de cartão possibilita a realização de pagamentos não só de uma forma mais fácil e rápida, mas também mais segura e protegida.

O presidente da divisão Safety and Security da MasterCard, Ajay Bhalla, ressalta que a tecnologia substitui a necessidade de lembrar e digitar senhas para completar operações nas compras online. Em vez disso, diz ele, os consumidores podem ter a opção de piscar para a câmera de seu smartphone  ou então utilizar suas impressões digitais para autenticar transações. "Senhas são um empecilho", afirma Bhalla. E acrescenta: "Elas são extremamente fáceis de esquecer, desperdiçam nosso tempo e não são realmente seguras. A biometria está transformando as transações online tão seguras e simples quanto as compras presenciais".

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top