Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Atos Origin implantará medidores de energia na França

Postado em: 30/11/2009, às 15:29 por Redação

A ERDF, um dos mais importantes distribuidores de eletricidade da União Européia, inicia na França um programa de substituição de 35 milhões de relógios medidores de eletricidade. O programa começa com um projeto-piloto composto por 300 mil contadores.
Para assegurar a implantação em todo o país, a ERDF, filial do grupo de energia francês EDF, contratou a Atos Origin como empresa responsável pela arquitetura do novo sistema de informação e líder do consórcio de empresas de tecnologia responsável pelo projeto inicial.
O consórcio é composto por fabricantes de medidores de energia, desenvolvedores especializados em softwares e provedores de infraestrutura.
Os novos medidores de energia serão capazes de transmitir e receber dados de leituras remotas, além de possibilitar a gestão otimizada da rede. A instalação dos contadores inteligentes possibilitará a transmissão de dados por meio do sistema de gestão automatizado de contadores (AMM – Automated Meter Management). O projeto contempla o protocolo de comunicação Power Line Carrier (PLC), desenhado pela Atos Origin, que permite a interoperabilidade entre hardware e equipamentos de medição de distintos fabricantes.
As equipes de pesquisa da Atos Origin criaram um laboratório de certificação PLC com o objetivo de comprovar a compatibilidade de qualquer modelo de medidor com o novo sistema para se certificar que o projeto tenha.
O projeto com a ERDF está inserido nas estratégias de negócios da Atos Origin de integrar e gerenciar projetos complexos, bem como críticos e de longo prazo em tempo real, como é o caso dos Jogos Olímpicos e do contrato com o governo francês.
A empresa presta serviços à EDF desde 1978 para o programa de energia nuclear da França. Com o projeto-piloto de troca dos medidores de energia, a Atos Origin também demonstrará sua capacidade de inovação para projetos de redes inteligentes (smart grid), garantindo o rendimento e a evolução do sistema AMM, essencial nas estratégias de negócios da Atos Origin.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top