Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

FTC e Comissão Europeia se reúnem para discutir práticas anticompetitivas do Google

Postado em: 30/11/2012, às 09:50 por Redação

Na próxima semana, o Google será tema de discussão entre o presidente da Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), Jon Leibowitz, e o chefe da Comissão Europeia, Joaquin Almunia. De acordo com o The Wall Street Journal, pessoas próximas ao assunto revelaram que a reunião ocorre na próxima segunda-feira, 4 de dezembro, e abordará, entre outras questões, se o Google abusou da sua posição dominante no mercado de buscas na internet para favorecer seus próprios serviços, causando danos aos concorrentes. Um porta-voz da FTC confirmou que Leibowitz está na Europa para resolver vários assuntos, mas se recusou a confirmar a reunião.

Os órgãos reguladores investigam separadamente as supostas práticas anticoncorrenciais do gigante das buscas. A FTC está sendo pressionada para que tome uma decisão sobre a investigação da empresa nas próximas semanas, enquanto Leibowitz declarou que a Comissão Europeia chegará a uma conclusão sobre o caso até o fim do ano. Já um funcionário da Comissão Europeia disse que o caso não será resolvido neste prazo. "Está longe de ser certo que nós vamos anunciar a próxima etapa de nossa investigação sobre o Google antes do fim do ano", disse o funcionário, acrescentando que as negociações continuam.

Diversas empresas acusam o Google de usar o domínio que detém no segmento de buscas para promover seus próprios produtos e serviços. Além disso, recentemente o site foi acusado de apagar avaliações de usuários em sites rivais, sem permissão. O gigante das buscas, por sua vez, disse que sua política foi sempre em conformidade com a legislação de direitos autorais. Desde o início das acusações, a empresa vem negociando com a FTC e a Comissão Europeia e oferecendo sugestões de mudanças em suas políticas.

O porta-voz do Google, Adam Kovacevich, declarou que: "Continuamos a trabalhar em cooperação com a FTC e a Comissão Europeia e nos disponibilizamos a responder a quaisquer perguntas que possam ter".

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top