Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Escrituração digital deve impulsionar uso de certificados digitais

Postado em: 31/01/2007, às 22:37 por Redação

Instituído na semana passada por decreto do governo federal, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) promete ser uma das maiores aplicações da certificação digital do país, abrangendo desde a escrituração contábil e fiscal até a nota fiscal eletrônica (NF-e). ?Todas essas áreas usarão a certificação digital para garantir a autenticidade da identidade de quem assina ou emite o documento?, disse o gerente nacional de certificação digital do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Nilson Costa.

Costa explica que o Sped Contábil, por exemplo, vai fazer que os livros contábeis Diário e Razão sejam preenchidos no meio digital. ?Assim, entra em cena a certificado digital para validar arquivos com a escrituração contábil, que deverão ser assinado digitalmente pelo representante legal e pelo contabilista responsável.?

Para o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, com o Sped, o contribuinte brasileiro ganhará segurança, redução de custos e facilidade de armazenamento. ?Ao mesmo tempo, o governo terá a vantagem de acelerar o processo dos ilícitos tributários. Seguramente, essa é uma das iniciativas de maior abrangência para o uso da certificação digital?, avalia Martini.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top