Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Veracel Celulose utiliza processamento digital de imagens

Postado em: 31/01/2007, às 19:50 por Redação

A Veracel Celulose, uma empresa agro-industrial que atua desde o plantio do eucalipto até a entrega da celulose, adotou a solução Erdas Imagine e Feature Analyst para classificar a vegetação da região utilizando técnicas de processamento digital de imagens.

?A escolha desta tecnologia está relacionada à sua versatilidade, interface amigável e robustez, que oferecem opções viáveis para imagens digitais?, relata Samuel Coura, analista em Geoprocessamento da Veracel Celulose.

O software está sendo utilizado desde dezembro de 2006 para operações básicas tais como: georeferenciamento de imagens, mosaicos, correções atmosféricas, recorte de imagens, análises de padrões espectrais, etc.

A Veracel Celulose adquiriu também imagens dos satélites SPOT, Ikonos, EROS B e Quickbird, sempre visando atualizar e agregar novas tecnologias à sua base de dados.

Com a solução Erdas, ela poderá comparar o potencial dessas diferentes imagens de satélite e realizar identificação e monitoramento da vegetação da Mata Atlântica, mapeando os fragmentos inseridos dentro da área de atuação da empresa.

Ainda, segundo Coura, anteriormente à aquisição dessa tecnologia, o trabalho de processamento digital de imagens na Veracel era totalmente terceirizado, ?Agora, parte dos processamentos são efetuados na própria empresa, reduzindo custos e principalmente tempo para obtenção de resultados?.

A solução foi fornecida pela Imagem, que além dos softwares e da classificação, proveu 40 horas de treinamento para todos integrantes da coordenadoria de Geoprocessamento da empresa.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top