Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Alcatel-Lucent tem prejuízo de 336 mi de euros no 2º trimestre

Postado em: 31/07/2007, às 19:11 por Redação

A Alcatel-Lucent registrou prejuízo líquido de 336 milhões de euros no segundo trimestre, frente a um lucro de 302 milhões de euros no ano anterior. A receita caiu 4%, recuando de 4,49 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano passado para 4,32 bilhões euros. O prejuízo operacional foi de 206 milhões de euros, o que inclui 187 milhões de alocação de preços de compras.

A receita no segmento de operadoras foi de 3,10 bilhões de euros, uma queda de 5% na comparação com os 3,36 bilhões de euros registrados no mesmo período do ano anterior, um declínio de 8% na taxa cambial euro/dólar atual. O prejuízo operacional ajustado foi de 73 milhões de euros, com margem operacional de -2,4%. O mesmo ocorreu com o negócio de redes sem fio, cuja receita foi de 1,23 bilhão de euros, um declínio de 11% na taxa de câmbio atual taxa, se comparado ao total de 1,39 bilhão de euros obtido no mesmo período do ano passado.

A área de redes convergentes também apresentou recuo, com receita de 362 milhões de euros, 29% a menos na taxa de câmbio euro/dólar atual, quando comparada ao total de 511 milhões de euros obtidos no mesmo período do ano passado. O setor corporativo, que incluiu serviços de voz e dados para empresas, embora tenha crescido 5%, com receita de 368 milhões de euros, teve prejuízo operacional de 23 milhões de euros, ou 6,1% da margem operacional.

O segmento de serviços também teve prejuízo operacional de 29 milhões de euros, ou 3,9% da margem operacional, embora a receita de 750 milhões euros tenha sido superior aos 699 milhões de euros contabilizados no mesmo trimestre do ano passado.

Um destaque positivo da fabricante franco-americana foi o setor de redes com fio, com receita de 1,55 bilhão de euros, um crescimento de 7%.

A Alcatel-Lucent estabeleceu 2007 como um ano de transição para se adaptar às rápidas mudanças do setor. Durante o trimestre, a companhia reduziu sua estrutura de custos, em áreas como de TI e pesquisa e desenvolvimento, reduziu a folha com a demissão de aproximadamente 1,9 mil empregados, totalizando até agora 3,8 mil postos de trabalho, o que representa 30% da meta de 12,5 mil em três anos. Com isso, ela espera economizar 600 milhões de euros neste ano.

Segundo a fabricante, os pedidos em carteira no fim do segundo trimestre continuaram a melhorar em relação ao trimestre anterior.

De acordo com Patricia Russo, CEO da Alcatel-Lucent, a margem bruta foi impactada negativamente pelo contínuo investimento em mercados importantes e uma mistura desfavorável geográfica e de produtos, assim como algum impacto de custos de transição relacionados a produtos por causa da migração de redes dos clientes. ?Acreditamos que o nível de margem bruta neste trimestre não é indicativo do avanço dos negócios.?

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top