Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Química Amparo acelera em 30% tempo de análise de dados ao migrar sistema SAP para servidor IBM

Postado em: 31/08/2017, às 19:46 por Redação

Dobrar sua participação no mercado brasileiro de produtos de limpeza, atualmente estimada em 13%, nos próximos anos: essa foi a meta estabelecida pela Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê. Para identificar o melhor caminho para atingir esse objetivo, a empresa investiu em tecnologia. Ao migrar seus sistemas de gestão SAP HANA para a plataforma IBM Power Systems, em um projeto da consultoria de tecnologia Net Place, com apoio da Ingram Micro Brasil, a Química Amparo conseguiu agilizar em mais de 30% seu time-to-insight – tempo de elaboração e análise de dados para aplicação nos negócios-, além de reduzir o custo de propriedade e o tempo gasto na administração de servidores.

Com o crescimento da companhia nos últimos anos, e o consequente aumento do volume de dados, as aplicações SAP Business Suite usadas  para monitorar o desempenho de suas diversas linhas de negócios – que rodavam em múltiplos servidores x86 -, começaram a ficar mais lentas e atrasar relatórios analíticos. Para afastar a possibilidade de perda de competitividade, a empresa decidiu procurar um modo para incrementar sua capacidade de obter insights em menor tempo. Inicialmente, a empresa considerou a possibilidade de simplesmente fazer um upgrade dos servidores x86, mas logo percebeu que isso seria uma solução temporária e o problema poderia se repetir em longo prazo.

"Para ter acesso rapidamente a relatórios com volumes de dados em constante crescimento, nós precisávamos reforçar a capacidade dos nossos servidores. Antes tínhamos uma instalação de SAP HANA escalável baseada em servidores Intel x86, que envolvia manutenção e gerenciamento complexos e que consumiam muito tempo. Poderíamos continuar com esse modelo, comprando mais equipamentos e instalando novos racks em nosso data center para acomodá-los. Mas decidimos expandir nossa capacidade com apenas dois servidores IBM Power System E880, os quais foram virtualizados usando o software IBM PowerVM e rodando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications", conta Leandro Taveira da Silva, Gerente de TI da Química Amparo.

Como a empresa já tinha aplicações SAP HANA rodando em dois IBM PowerSystem E870, com esta solução a empresa consolidou toda sua instalação SAP na plataforma IBM Power. "Com o IBM Power podemos ativar processadores adicionais quando houver necessidade, pagando somente pela capacidade que precisamos. Além disso, temos menos máquinas físicas, e nossas contas de energia são mais baixas, e a manutenção e os serviços são incluídos no contrato. Descobrimos que, em cinco anos, os servidores Power têm um custo total de propriedade muito menor comparado à arquitetura x86", explica Silva.

No futuro, a Química Amparo pretende implantar o SAP Warehouse Management também em sua fábrica de sabão em pó, para aumentar a produtividade e acelerar as operações de distribuição, e está considerando o uso do sistema cognitivo IBM Watson para prever a demanda de vendas através de uma análise de dados de SAP, mídia social e relatórios de mercado. "As soluções IBM e SAP estão nos ajudando a encontrar e seguir as mais promissoras estradas para atingirmos a meta de dobrar nossa participação de mercado em poucos anos", finaliza Silva.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top