Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CFC prevê que 200 mil contadores terão certificado digital até 2010

Postado em: 31/10/2007, às 18:01 por Redação

Os contadores de todo o Brasil já podem ter seu certificado digital numa carteira de identificação própria da categoria. Os conselhos regionais de contabilidade começam a emitir, a partir desta quarta-feira (31/10), o novo modelo da carteira de identidade profissional, que inclui um chip criptográfico no qual poderá ser inserida a assinatura digital.

O contador que optar com a tecnologia poderá ter acesso, como procurador de seus clientes, a uma série de serviços oferecidos pela internet, evitando filas e tornando mais ágil seu trabalho. Um exemplo disso é o agendamento eletrônico de pessoas e empresas para atendimento no balcão do Centro de Atendimento ao Contribuinte, da Receita Federal. Hoje, os contribuintes que não têm certificado digital, para serem atendidos, devem chegar aos locais durante as madrugadas para obterem uma senha de atendimento.

Com o certificado digital, o contador agenda o atendimento com apenas um comando no computador. Poderá ainda consultar a situação fiscal das pessoas físicas ou jurídicas, obter cópias das DARFs, da Declaração de Créditos e Débitos de Tributos Federais (DCTFs), entre outros serviços, além de acompanhar o processamento da declaração do imposto de renda, sabendo com antecedência se o cliente caiu ou não na malha fina.

A assinatura digital permite também aos contadores ter acesso ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que inclui três programas: a nota fiscal eletrônica, a escrituração fiscal e escrituração contábil. Tanto o Sped quanto a nova carteira de identidade do contador foram apresentados no 5º Fórum de Certificação Digital (CertForum), evento que acontece até esta quinta-feira (1/11), em Brasília.

?O Sped é um dos programas mais avançados da Receita e que, como outros, exige certificação digital. É fundamental que os contadores estejam preparados para trabalhar com esta tecnologia?, afirmou o coordenador do projeto Nova Identidade do Profissional Contábil pelo Conselho Federal de Contabilidade, Nivaldo Cleto.

A expectativa de Cleto é que 200 mil contadores estejam certificados até 2010. Atualmente, há 400 mil profissionais de contabilidade em todo o Brasil. ?Estamos fazendo um trabalho de massificação junto aos contadores, de convencimento dos benefícios desta tecnologia. Se não conseguirmos certificar toda a categoria, pelo menos os 25 mil contadores que saem das faculdades todos os anos estarão certificados automaticamente?, finalizou.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top