Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CCEE aumenta a eficácia dos processos de modelagem de dados

Postado em: 31/10/2011, às 16:19 por Redação

A Câmara de Comercializaçãode Energia Elétrica (CCEE) é uma associação civil sem fins lucrativos, responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no País. Com o objetivo de atingir a excelência na viabilização das atividades de comercialização de energia, a instituição criou em 2006 a célula de administração de dados na cooperação de gestão de arquitetura, responsável por gerenciar todos os dados de sistemas, tratando a informação como um diferencial competitivo.

Utilizada para especificar as regras de negócios e as estruturas de dados, a modelagem faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação e é de vital importância. Com a criação da célula de administração de dados, a CCEE definiu processos e padrões de modelagem de dados suportados por uma ferramenta que, com o tempo, passou a não mais suprir as necessidades da companhia. A CCEE passou a procurar, portanto, uma solução que refletisse toda a customização já estabelecida na ferramenta utilizada anteriormente e que fornecesse flexibilidade para a criação de novos processos, otimizando o trabalho operacional para acompanhar o crescimento demandado ao departamento.

Para suprir essas necessidades, a CCEE adquiriu, em dezembro de 2009, vinte licenças do ER Studio, solução de engenharia, análise e otimização para modelagem de dados da Embarcadero, companhia de fornecimento de ferramentas de banco de dados e de desenvolvimento de software.

“A interface de migração de modelos, a flexibilidade de customização, através da implementação de macros utilizando VBA, e o dicionário de dados compartilhado foram alguns dos fatores que influenciaram positivamente na escolha pelo ER Studio”, afirma Dario de Almeida, gerente de tecnologia da informação da CCEE. O executivo ainda destaca que o custo de aquisição e de manutenção das licenças foi essencial no processo de adoção da ferramenta.

A solução foi implantada em um mês e meio e, para a CCEE, o principal desafio foi atender em tempo recorde as demandas já planejadas e com prioridade estabelecida. “Além da migração dos modelos em tempo recorde, capacitamos aproximadamente setenta usuários”, explica Almeida.

Dentre os resultados alcançados com software, Almeida destaca: “com a implantação do ER Studio conseguimos aumentar consideravelmente a qualidade na entrega do modelo de dados para avaliação, a diminuição do SLA, a minimização de erros no trabalho operacional de validação, que antes era feito manualmente e, ainda, ampliar a possibilidade de customização de outras ações operacionais”.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top