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SMPED implanta solução de contact center e telefonia IP

Postado em: 31/10/2011, às 16:26 por Redação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) do Município de São Paulo atua como articuladora de ações governamentais, e também junto a secretarias e setores públicos e privados, para atender às necessidades de pessoas com necessidades especiais. Para dar suporte a essas ações, a área de Tecnologia da Informação do órgão optou por um sistema de comunicação baseada em uma plataforma de contact center que integra voz e dados e possibilita o uso de recursos como conferência, gravação de chamadas, presença (mostra a disponibilidade ou não das pessoas), mobilidade e outros.
A solução, formada pelo BusinessPhone 250 da Aastra, está sendo utilizada por cerca de 100 usuários (com ramais IP e analógicos), e sendo instalada pela integradora R&A Telecom. A direção da SMPED adotou o sistema de locação da plataforma, pois, de acordo com Benjamim Lobão Filho, coordenador de TI do órgão, o modelo acompanha um pacote de serviços de suporte e monitoramento 24/7. “Terceirizar a gestão do sistema de comunicação para especialistas nos permitiu cuidar de melhorias e atender melhor nosso público interno”, explica.
A plataforma permite o uso de ambiente híbrido (digital e analógico) e disponibiliza ferramentas de comunicação de voz e dados. Por enquanto, o órgão usa apenas recursos simples, como o Siga-Me, que transfere as chamadas de ramal fixo para celulares. “Sei que a plataforma traz outros recursos sofisticados. De forma gradual, iremos fazer uso de todas as ferramentas”, diz Lobão.
Para Roberto Rizzuto, diretor-comercial da R&A, o BusinessPhone foi a solução indicada para a SMPED devido ao seu número de ramais – o modelo BP250 atende até 200 deles. “Permitir o ambiente híbrido e propiciar no futuro a redução de custos é outra vantagem significativa, pois a SMPED poderá se comunicar via VoIP entre as demais Secretarias e Prefeitura com custo zero, quando estas adotarem a plataforma IP”, diz.

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