Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

PTT do NIC.br comemora 500 sistemas autônomos conectados

Postado em: 03/06/2013, às 17:59 por Redação

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) comemorou nesta segunda-feira, 3, a marca de 500 sistemas autônomos (AS, na sigla em inglês) conectados em seus pontos de troca de tráfego metropolitanos (PTTMetro). A entidade diz que isso representa um crescimento entre 2011 e 2013 de 150%, com média anual de 40%. Segundo o NIC.br, isso significa um quarto dos AS registrados na Internet brasileira e um volume de 180 Gbps de tráfego, contra 56 Gbps registrado há dois anos.

Como um participante pode estar em mais de um PTT dentro do projeto e com o mesmo número de AS, a entidade civil (responsável pela implantação das decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br) afirma que são 749 interligações aos PTTs, contando as presenças replicadas em mais de um ponto. Assim, o PTTMetro fica entre os cinco maiores pontos do mundo em número de participantes, junto com o AMS-IX na Holanda, DE-CIX na Alemanha, LINX no Reino Unido e MSK-IX na Rússia.

Pela grande presença dos sistemas autônomos, o NIC.br destaca serviços como cópia dos servidores DNS raiz e do .br; servidores do NTP.br (Network Time Protocol) para sincronizar relógios dos computadores com a hora legal brasileira distribuída pelo Observatório Nacional; e servidores do SIMET (Sistema de Medição de Tráfego Internet) para realização de medições da qualidade da banda larga.

1 Comentário

  1. Parabéns à equipe do NIC. Isto demonstra o trabalho sério e importante que eles desempenham para a Troca de Tráfego aqui no Brasil.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top