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Nova unidade de negócio da TIM explora potencial de mercado M2M com foco em IoT

Postado em: 04/10/2017, às 19:19 por Redação

A TIM criou uma unidade operacional dedicada à integração machine-to-machine, mas visando o desenvolvimento de soluções de IoT & Analytics. A iniciativa surge um ano após a companhia lançar seu programa de Open Innovation, que busca parcerias de empresas com interesses de negócios complementares.

O espaço contará com uma equipe multidisciplinar utilizando conceitos e métodos de startups e já inicia com uma receita de mais de R$ 50 milhões ao ano a partir das conexões de M2M existentes. O objetivo será agregar serviços de valor à conectividade, principalmente nas áreas prioritárias para a TIM: Agropecuária, Cidades, Saúde e Transportes.

A operadora criará um ambiente com tecnologia de última geração no seu prédio, em São Paulo, para receber startups e parceiros focados no desenvolvimento de novas soluções e modelos de negócio.

No setor de Agronegócio, a companhia trabalha em projetos e parcerias que viabilizem soluções para o campo com a tecnologia LTE junto a empresas que conhecem o setor e fornecem soluções inteligentes para a produção agrícola e de pecuária. Em parceria com a Embrapa, Qualcomm, e o ISES (Instituto de Socioeconômica Solidária), a TIM participa do Programa de Desenvolvimento de Tecnologia para uso de Drones em Agricultura de Precisão.

A iniciativa permite a coleta, o processamento, a análise e a transmissão para os laboratórios da Embrapa, em tempo real, de dados e imagens armazenadas pelos drones através da rede 4G da TIM. Com esta solução, tecnologias inovadoras estão ao alcance dos agricultores, agentes ambientais e profissionais que atuam no desenvolvimento da agricultura de pequeno e grande porte. A operadora, em parceria também com a Embrapa, participa do projeto Ideas for Milk, para desenvolver soluções que aumentem a eficiência de um ou mais segmentos da cadeia produtiva do leite no Brasil.

Já na área de Saúde, a TIM está desenvolvendo uma solução que vai auxiliar o usuário a identificar a melhor unidade de atendimento em sua região, com informações sobre distância a ser percorrida, filas de espera e tempo de atendimento previsto em hospitais, postos de saúde e unidades de pronto atendimento. O projeto piloto acontecerá no interior do estado do Rio de Janeiro, ainda neste ano.

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