Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Pinacoteca de São Paulo usa IBM Watson que fala com visitantes sobre obras de arte

Postado em: 08/06/2017, às 19:24 por Redação

Para comemorar seu 100º aniversário no Brasil, a IBM anunciou que o projeto "Voz da Arte" na Pinacoteca de São Paulo será executado até 5 de agosto. Os visitantes podem solicitar ajuda cognitiva da IBM sobre sete arte Peças mostradas na Pinacoteca através de um smartphone equipado com fones de ouvido e o aplicativo móvel 'Voice of Art'. Para uma maior acessibilidade, os visitantes também podem se envolver através de um diálogo escrito do chatbot.

A IBM anunciou o projeto "Voz da Arte" na Pinacoteca de São Paulo. Os visitantes podem pedir ao assistente cognitivo da IBM sobre sete peças de arte mostradas na Pinacoteca através de um smartphone equipado com fones de ouvido e o aplicativo móvel 'Voice of Art'.

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 70% dos brasileiros nunca visitaram um museu ou centro cultural. O projeto visa usar a computação cognitiva para fornecer uma nova maneira de experimentar a arte, explicando as histórias por trás das peças e seu contexto histórico – com o objetivo final de inspirar maior interesse pela arte.

Watson responde questões sobre sete obras de arte na Pinacoteca: Mestiço, de Cândido Portinari (1934); Saudade, de Almeida Junior (1899); Ventania, de Antonio Parreiras (1888); São Paulo, por Tarsila do Amaral (1924); O Porco, de Nelson Leirner (1967); Bananal, por Lasar Segall (1927); E Lindonéia, uma Gioconda do subúrbio, de Rubens Gerchman (1966).

O chatbot cognitivo usa serviços de reconhecimento de voz e linguagem natural no IBM Bluemix, além de sensores de farol e tecnologia de geolocalização Bluetooth para permitir a interação via smartphone.

"Em um mundo com tecnologia penetrante, os museus não devem ser a exceção", disse Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de São Paulo. "A Pinacoteca está constantemente se reinventando e criando parcerias como essa para se envolver com novos públicos".

O projeto 'Voice of Art' foi projetado pela IBM Brasil em colaboração com equipes da Ogilvy e Pinacoteca.

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top