Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Número de dispositivos conectados à web deve crescer 30% em 2015, aponta Gartner

Postado em: 11/11/2014, às 14:33 por Redação

De acordo com recente projeção do Gartner, 4,9 bilhões de dispositivos conectados à internet estarão em uso em 2015, o que, se confirmado, representará um aumento de 30% em relação a este ano. Sob uma perspectiva maior, o número deve chegar a 25 bilhões em 2020.

Esta súbita expansão, segundo a consultoria, irá aumentar o impacto econômico da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), na medida em que consumidores, empresas, autoridades municipais, hospitais e muitas outras entidades encontram novas maneiras de explorar a tecnologia.

As aplicações voltadas ao consumidor final serão responsáveis pelo maior número de dispositivos conectados no período, enquanto o setor corporativo representará a maior fatia da receita. O Gartner estima que 2,9 bilhões de dispositivos conectados estarão em uso no setor de consumo em 2015, número que saltará para 13 bilhões em 2020. O setor automotivo irá mostrar a maior taxa de crescimento (96%) no próximo ano.

De uma perspectiva da indústria, manufatura, serviços públicos e transporte serão os três principais setores que utilizarão a Internet das Coisas em 2015 – juntos, os segmentos terão 736 milhões de objetos conectados em uso. Já em 2020, utilities deve ocupar o primeiro lugar, devido ao investimento em medidores inteligentes, seguida por manufatura e governo, totalizando 1,7 bilhão de unidades conectadas à web.

"O número de dispositivos inteligentes conectados vai continuar a crescer exponencialmente, e os CIOs devem olhar para as oportunidades para criar novos serviços, cenários de uso e modelos de negócios baseados neste crescimento", avaliou Steve Prentice, vice-presidente do Gartner.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top