Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ericsson anuncia novas soluções de IoT para operadoras

Postado em: 13/07/2017, às 18:23 por Redação

Conforme as primeiras redes da Internet das Coisas (IoT) começam a entrar em operação, a Ericsson anuncia novas ofertas de software IoT móvel e da plataforma IoT Accelerator com um conjunto completo de serviços de rede. Esses serviços permitem que as prestadoras de serviços abordem com eficiência a implantação e operação do grande número de dispositivos IoT que estão sendo introduzidos às redes LTE.

Aplicável para tecnologias Cat-M1 (também chamada de LTE-M) e IoT de banda estreita (NB-IoT), esses serviços incluem o design e a otimização de rede, implementação, operação e gerenciamento de IoT e recebem suporte da recém-expandida oferta de serviços de suporte.

Peter Laurin, vice-presidente Mundial responsável pela Área de Negócios de Serviços Gerenciados da Ericsson, afirma que "antecipamos que os dispositivos da IoT superarão os telefones celulares como a maior categoria de dispositivos conectados no início de 2018 e, de acordo com o mais recente Ericsson Mobility Report, haverá 18 bilhões de dispositivos IoT conectados em 2022. Essa grande absorção requer que o planejamento, o design, as operações e os recursos de rede sejam abordados de maneira diferente das redes de banda larga móvel tradicionais."

A Ericsson também está introduzindo novos recursos de software IoT, como o suporte de voz sobre LTE (VoLTE) para Cat-M1. Isso permitirá que as operadoras explorem novos casos de uso, nos quais pode ser vantajoso para os dispositivos IoT oferecerem suporte a serviços de voz, criando oportunidades para expandir serviços empresariais para áreas como painéis de alarme de segurança, kits remotos de primeiros socorros, bloqueios digitais, vestuário de segurança descartável e outros tipos de aplicativos e serviços que existem por causa da IoT.

Design e otimização de rede: As redes IoT heterogêneas e os diversos casos de uso com necessidades variantes requerem uma abordagem diferente no planejamento e design da rede. Para dar suporte a essa ideia, a Ericsson está introduzindo uma avaliação de cenário, modelagem de rede, desenvolvimento de design e avaliação de desenvolvimento para grandes redes IoT.

Operação e gerenciamento de rede: Para resolver a necessidade de uma abordagem adaptada ao gerenciamento e operação das redes de operadoras, a Ericsson está introduzindo o recurso de aprendizagem automática de máquina aos seus Centros de Operações de Rede (NOCs). Essas ferramentas ajudam as operadoras a gerenciar o custo de entrega, além de terem uma abordagem proativa no gerenciamento de eventos e incidentes. Em um teste, 80% dos incidentes foram identificados apenas pela aprendizagem de máquina sem intervenção humana, e a causa raiz foi identificada corretamente em 77% dos casos.

Jamie Moss, principal analista do setor de Tecnologia do Consumidor e IoT da Ovum, comenta: "As operadoras precisam de parceiras que podem ajudá-las a introduzir novas tecnologias com suavidade e rapidez. Esse é especialmente o caso da LTE-M e NB-IoT. Como melhorias à LTE, elas parecem representar à competência principal das operadoras. Mas a LTE-M e a NB-IoT serão usadas e terão que funcionar de maneira completamente nova. A sua implantação, o controle do tráfego que elas geram e o gerenciamento dos serviços que elas proporcionam requerem serviços de rede que oferecem um amplo portfólio de habilidades. A aprendizagem de máquina e a inteligência artificial não são apenas palavras da moda, mas, sim, ferramentas vitais e incríveis que estão sendo implementadas pela Ericsson para serem usadas dentro de uma rede a fim de ajudar as operadoras a gerenciar os muitos novos dispositivos que eles precisarão atender no futuro."

Os serviços de rede da Ericsson e o suporte da VoLTE para software da IoT em redes de rádio e centrais estão comercialmente disponíveis agora.

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top